Esterco do Diabo
PARA mim a culpa maior pelos males do mundo é mesmo do mercado, desse sistema perverso e desumano, diabólico que governa o mundo. Que está não só contaminando mas destruindo nosso Planeta. A fome do lucro, a ambição desmedida, o culto ao bezerro de ouro do capitalismo selvagem não tem limites. Com certeza a pandemia foi originada pela avidez do mercado.
Quando de sua estada na América Latina, me parece que num discurso na Bolívia, o papa Francisco falou sobre esse assunto:
"O tempo, irmãos e irmãs, o tempo parece extinguir-se, já não nos contentamos com lutas entre nós, mas chegamos até a assanharmos contra nossa Casa. Hoje a comunidade científica aceita aquilo que os pobres há h a muito denunciam: estão a reduzir-se danos irreversíveis no ecossistema. Está-se a castigar a Terra, os povos e as pessoas de foorma quase selvagem. E por trás de tantos sofrimentos, tantas mortes e destruição,sente-se o cheiro daquilo que Basílio de Cesareia chamava 'o esterco do diabo' , rina a ambição desenfreada do dinheiro. O serviço do bem comum fica em segundo plano. Quando o capital se torna ídolo e dirige as opções dos seres humanos, quando a avidez do dinheiro domina todo o sistema sócio-econômico, arruína a sociedade". BINGO. Inté.