(imagem 1: o cartaz de propaganda da Toei para "Sailor Moon Eternal the movie", mostrando a dualidade luz/escuridão. O confronto entre a Princesa da Lua Branca e a Rainha da Lua Negra decidirá o destino da Terra.)


Novidades de "Sailor Moon Eternal"


Miguel Carqueija

Letícia Cosmos, que é provavelmente a principal divulgadora de Sailor Moon no Brasil, postou ontem em seu canal Youtube notícia sobre o novo cartaz de "Sailor Moon Eternal, the movie", o desenho duplo de longa-metragem que deverá estrear em breve nos cinemas japoneses (estréia mundial), a Parte 1 em 8 de janeiro e a Parte 2 em 11 de fevereiro de 2021.




(Imagem 2: a encantadora Chibiusa, a Pequena Dama, filha de Sailor Moon e herdeira da dinastia lunar.)



Letícia (abaixo o endereço do vídeo, são pouco mais de seis minutos) analisou o "poster" veiculado pela Toei e observou sobre o contraste luz/trevas. Chamou a atenção sobre estarem Sailor Moon e Neherenia em lados opostos do espelho, e os cabelos da heroína despenteados, vemos as tranças (marias-chiquinhas) claramente desarrumadas, como se lançadas para a frente por uma forte ventania. Como se Sailor Moon, na atitude congelada na figura, estivesse em plena batalha contra Neherenia, o que deverá acontecer no segundo filme. Pode-se reparar também na expressão séria e decidida de Usagi Tsukino. Ela aparece envolvida em claridade e Neherenia, do outro lado do espelho, em escuridão. Está bem definido o aspecto místico da história: a Princesa da Lua Branca contra a Rainha da Lua Negra, portanto o Bem contra o Mal, a Luz contra as Trevas.



(Imagem 3: a turma de heroínas místicas: da esquerda para a direita Sailor Marte, Sailor Júpiter, Sailor Moon (meio abaixada), Sailor Vênus, Sailor Mercúrio e, no canto à direita, Chibiusa, que é uma aprendiz de sailor.)



Na história em quadrinhos original dos anos 90, de Naoko Takeushi (que também está na produção dos dois filmes), a Terra é atacada pelo Circo Negro, que vem da Lua Nova (Lua das Trevas) e é chefiado pela maligna Neherenia, personagem bela e elegante porém sinistra, na verdade ela corresponde à Lilith das lendas judaicas, espécie de demônio feminino que habita a Lua.
Neherenia, que penetra em residências pelos espelhos e domina as mentes com pesadelos, procura o Pegasus, o unicórnio voador que vem do Paraíso e protege os sonhos das crianças. Neherenia quer o controle desses sonhos e o domínio da Terra inteira.


(Imagem 4: Usagi Tsukino, a Sailor Moon, em pose majestosa: a maior de todas as super-heroinas. Reparem no coração formado pela franja em sua testa. )


"Sailor Moon Eternal" é o novo épico que está chegando e tudo indica que será o filme do século.
A personagem japonesa é uma das mais dignas heroínas da ficção e sua majestade transparece nas imagens. Assim, acredito que "Sailor Moon Eternal", que mostra uma arte visual esmerada e primorosa, vai ser uma revolução no universo dos desenhos animados.
Abaixo o vídeo de Letícia Cosmos.

https://www.youtube.com/watch?v=fuTzucS1JY4