Ripa na Xulipa

DOMINGO, dia de eleição de segundo turno para prefeito. Estou torcendo pela esquerda em Recife, Sampa, Porto Alegre, Belém,,, Não sou filiado a partidos mas torço pela esquerda. Na vida nao devemos esconder nem nossas ideias e nem preferências. Só nao vou brigar com quem discorda das minhas preferências. E priu. Vamos ao assunto desta maltraçada.

Confesso que já estou acostumado coma zombaria de pessoas do meu entorno familiar e de amigos devido a um hábito antigo (ou seria vício?): ouvir jogos de futebol pelo rádio. Na verdade sou louco por rádio, ouço o da quase todo. As minhas estações preferidas são Nova Brasil, CBN e Rádio Jornal do Comércio. Mas azombaria é quando ouço as irradiações de futebol pelo rádio. Ninguém segura o riso e nem a chacota. Se o jogo está sendo transmitido pela tevê, como alguém prefere ouvir pelo rádio? E vários jogos opto pelo rádio, e quando vejo pela tevê tiro o som dela e ligo o radinho de pilha.

A minha explicação é que ouvi muito rádio quando não havia tevê. Gosto da emoção dos locutores, eles me lembram o passado. E nao raro, ouço escrevendo ou lendo, ou também assuntando a maçaranduba do tempo.

Sim, sou alguém marcado pelos usos e costumes, manias, coisas do passado. Com relação às irradiações de futebol eu sei que os locutores enfeitam o maracá;]. Sempre lembro que quando era adolescente numa excursão do colégio a Salvador fmos assistir a um jogo, na Fonte Nova, entre Vitoria e Bahia. Sentei num local onde um sujeito estava assistindo com o radio ligado, eu via o jogo e acompanhava a transmissão. Nisso, num ataque do Vitória, o locutor se entusiasmou e mandou ver: ... a bola vai para Eliezer (pota-esquerda d Vitória), ele invade a pequena área, lá va o petardo, rasssssssspa o travessão... A bola passou uns dez metros da barra e foi se chocar com o travessão. Mas valeu a emoção do locutor.

Gostei de varo locutores, Waldir Cabral, Fiuri Gilloti, Oduvaldo Cozzi, Ivan Lima e, especialmente, Osmar Santos. Deste eu adorava duas epressões "Ripa na Xulipa"e "Pimba na Gorduchinha".

Adoro rádio. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/11/2020
Código do texto: T7123256
Classificação de conteúdo: seguro