"BOM DIA" em rede social


Eu sei que tem pessoa que gosta e há os que detestam, isso sendo motivo até  para colocar os alegres "BONJOUR" na soneca. Minha filha, por exemplo: "Pai, não aguento mais aqueles teus 'GOOD MORNING' todo santo e pecador dia, então te coloquei na soneca". Guria mau humorada essa. Mas cada um, cada um, né? Por mim, tudo ok.

Eu não era de dar "BOM DIA", sabe? Dava eventualmente, mas durante as reformas trabalhista e da Previdência, todo dia dava um "BOM DIA" e fazia uma quadrinha contra as reformas. A variação era apenas "BUENOS DIAS", "BONJOUR" e "GOOD MORNING", no resto batia sempre nas mesmas teclas. Acho que foi isso que encheu a paciência da minha herdeira (colorada, vai herdar todas minhas dívidas, eh eh eh eh). Mas o fato é que eu comecei a gostar do "BOM DIA" logo pela manhã, pois tem o pessoal que está por ali, que curte e comenta, então tu vai na página da pessoa e olha o que tem lá, curte as coisas dela, fica sabendo o que tá acontecendo, as novidades, o que é uma boa agora durante a pandemica. Pra mim está sendo, pois sou dos praticantes do isolamento social. Sem vacina, sem contato desnecessário.

Eu sou um tiozão do 'BOM DIA", mas não sou guri de postar foto da casa e das minhas intimidades. Pouca coisa, muito pouca. Desde que li um artigo do Luis Augusto Fischer onde ele dizia que as redes sociais são o pátio do colégio ampliado, que me reservei mais ainda. Pois é, as redes são uma janela para o mundo. Tu quer a tua vida nela? Vai nessa! Tu é mais reservado? Então fica no "BOM DIA' que tá de bom tamanho.

Assim, rede social é lugar de convivência social, não de intimidades, penso. Pensa diferente? Tudo ok, é só o meu jeito de ser, não tenho reserva alguma ou crítica em relação a quem posta coisa pessoal, cada um do seu jeito. Eu com meus "BOM DIA" e tu com os teus "sei lá o que que tu faz e posta", mas tá tudo de boa. "Há espaço para todos, há um imenso vazio" - Humberto Gessinger. Uso rede social para dar piteco social, basicamente, ou seja, dar a minha opinião ou simplesmente falar sobre o que está acontecendo. E gosto de dar "BOM DIA" no Facebook, para ver quem tá acordado de manhã e olhar o que o pessoal está postando.

Desejar "BOM DIA" em rede social pela manhã é uma arte e tem lá a sua ciência. Quanto mais genérico tu fores, melhor, mais pessoas que esão acordadas no momento vão reagir, pois elas querem só um "BOM DIA" mesmo, simples assim. Não querem um "BOM DIA, vamos salver o mundo", por exemplo. Quanto mais tu particulariza, mais pessoas tu não atinge; quanto mais genérico, efeito contrário. E não é por "ah, meu BOM DIA teve X curtidas", mas apenas para atingir as pessoas e se comunicar com elas, básico assim. Como sair pra rua para caminhar pra ver o pessoal e dizer "Bom dia! Tudo bem?", sem precisar acrescentar "Vamos salvar o mundo?".

Não que salvar o mundo seja algo ruim, é algo legal e necessário, entretanto as pessoas, logo pela manhã, só desejam um "BOM DIA" e um sorriso, nada mais. É como tirar uma soneca depois do almoço: ninguém quer salvar o mundo nesse momento, só quer tirar a soneca, sabe? E, pela manhã, só querem aquele mesmo "BOM DIA" e aquele mesmo sorriso trivial. Só isso, depois a gente salva o mundo, critica o presidente, o ex-presidente, pensa nos problemas, nas contas, etc. "BOM DIA" apenas, pela manhã.

Mas, por favor, sem aquelas gracinhas de "BOM DIA, BOA SEGUNDA, BEIJO NA BUNDA". Como assim, beijo na bunda? Puxa, isso é forçar muito a amizade, é invasão de privacidade e excesso de intimidade. Beijo no traseiro? Qualé, meu? "Beijos", "abraço", mas sem esse lance de "segunda, beijo na bunda", tá. Sem intimidades em demasia, isso aqui é o pátio do colégio, não vamos mostrar a buzanfa no meio do pátio do colégio, né? A nossa retaguarda nesta janela para o mundo, imagina, que horror? Nada a ver. Ah, mas se tu quer mostrar, mostra, é teu direito. Pode dar o teu "BOA SEGUNDA..." em paz&amor, bicho. Não serei eu a fazer bullyng virtual contigo, não sou hater.

Então tá, era só isso. "BOM DIA", pessoal! Fiquem com Deus, cuidem-se e uma boa semana para todos os leitores do Portal de Notícias de Charqueadas, da Região Carbonífera, do Brasil e do mundo que lê em língua portuguesa.