Dores de Francisco
DAQUI do meu cantinho, mesmo sem ser religioso, sinto que o papa Francisco tenha que enfrentar o desgaste do Vaticano toda vez que pioca na mídia matérias sobre desvios de religiosos, especialmente da cúpula da Igreja. E desvios que se relacionam com abusos sexuais.
Recentemente a imprensa noticiou dois escândalos ligados ao Vaticano. O primeiro foi sobre o ex-Núncio na França que está sendo julgado por agressões sexuais. O ex-Núncio da França, Do Luigi Ventura, está sendo julgado por ter agredido um homem no exercicio de suas funções diplomáticas. O Ministério Público Francês processou o núncio por ele ter apalpado o traseiro de um fiel, há outro casos. Um absurdo.
A segunda notícia que desgasta o Vaticano é que as autoridades da Igreja já sabiam das ações abjetas de assédios sexuais praticadas pelo ex-Cardeal Theodore McCarrik dos EUA , assédios contra jovens, menores, em 1980, mas João Paulo II acobertou e até o promoveu.Francisco cassoou função e patente.
Fico aqui pensando nas dores desse papa tão íntegro e idealista, alguém que, na verdade, está sozinho porque a cúpula é quase toda conservadora e adepta do jeitinho para livar a cara dos religiosos queassediam crianças e adolescenes. Pobre Francisco. Inté.