É PRECISO CUIDAR MELHOR DA SAÚDE

A saúde é tão maltratada pelos principais interessados,

que ainda reclamam quando ela dá um chega pra lá...

Principalmente quando acontecem certas calamidades,

e esses cuidados se tornam mais necessários, mas nem

todos levam a sério a gravidade da situação, e o mal pode

seguir crescendo...

Osculos e amplexos,

Marcial

É PRECISO CUIDAR MELHOR DA SAÚDE

Marcial Salaverry

Pensando nisso, vem a pergunta fatídica: "Por que nem todos sabem cuidar da saúde?" E essa é uma pergunta que não quer calar, e que nem sempre sabemos responder, mas deveriamos entender que, se existe algo que deveria ser prioridade absoluta em nossa vida, mas que nem sempre lhe damos a atenção que deveríamos dar, e por vezes nos lembramos quando é tarde demais... Assim, vamos falar sobre o assunto mais importante para nosso organismo: A SAÚDE, pois é dela que depende a nossa vida, simplesmente, A VIDA...

A infeliz é tão desprezada, mas tão desprezada por todos, ou quase todos, que às vezes fica muito desesperada, e então tenta o suicídio, e é nesse momento crítico que todos se lembram dela. Mas é tão somente quando ela tenta se despedir, é que nos agarramos a essa sofredora, e percebemos o quão importante é para nós. E não queremos que a infeliz nos deixe. E toca correr atrás de médicos que possam cuidá-la. E quando o médico sacode a cabeça e diz que o negócio "tá feio", pensamos em Deus, nos orixás, nas simpatias, nos curandeiros, enfim, procuramos de tudo para tentar salvá-la.

Agora fica uma pergunta: A prevenção, os cuidados que deveriam ter sido tomados, ficaram aonde? Existem pessoas que enfrentam a idosidade com tranquilidade. Mas isso foi porque, pelo menos em certa altura da vida, resolveram acordar, e começaram a tomar pelo menos algumas medidas preventivas, sabendo que certos cuidados são necessários se quisermos manter a saúde pelo menos razoavelmente em dia...

Contudo, tem muita gente que simplesmente ignora quaisquer cuidados, com o pensamento fixo de que "comigo é diferente", e continuam a comer de tudo, sem procurar ao menos diminuir os alimentos que lhe são nocivos (cada caso é um caso, não se pode generalizar), continuam a fumar, que é o maior crime que alguém pode cometer para consigo mesmo (este recado tem algumas direções certas...), continuam a ingerir bebidas alcoólicas em grandes quantidades (bem dosado, o álcool até que chega a ser benéfico), que acreditam estar imunes a certos vírus, e não querem tomar os cuidados devidos, enfim são criaturas que se recusam a promover quaisquer alterações em sua maneira de viver, "porque não vale a pena mudar" ou "quando for preciso, tudo bem, mudo". Aí, o infeliz bovídeo já pode estar até a pontinha dos chifres atolado na região pantanosa...

O mais triste é que, em alguns casos, vemos pessoas que, por se recusarem a procurar médicos, a fazer os famosos "exames preventivos", quando acordam, é tarde demais. Conheço alguns casos assim, nos quais, existem certos preconceitos idiotas que cercam alguns exames preventivos. O mais clássico desses, é o famoso "toque retal" que muitos (e bota muitos nisso) homens se recusam a fazer para o exame de próstata (não sei se esses que se recusam, só o fazem por medo de se apaixonar pelo urologista, mas devem ter confiança em seus sentimentos...) e, quando acordam, o câncer já tomou conta e aí, lá vai a ruminante fêmea... Na verdade, o câncer de próstata, diagnosticado a tempo é facilmente curável. Aos primeiros sintomas, e até mesmo sem eles, deve-se fazer o exame anual após chegar vivo aos 40 anos, pelo menos, lembrando que isso pode evitar tantos aborrecimentos que não deveriam existir...

As mulheres também têm seus melindres. Houve o caso de uma senhora vizinha do meu prédio, que sempre se recusava a procurar ginecologistas, pois não admitia mostrar as "partes baixas" a quem quer que fosse. Resultado, quando não teve mais jeito, ela já estava literalmente "podre" e o máximo que os médicos conseguiram fazer, foi chamar o padre.

Outra coisa que muitos ignoram, mas que é importantíssimo para a saúde, é o consumo de água. No mínimo, devem ser consumidos 2 litros de água por dia. Preserva bem a saúde. E muitos, por ignorar esse fator benéfico, quase não tomam água, e acabam sofrendo as consequencias mais tarde, sem contar alguns que dizem "não gostar de água", que, diga-se de passagem, é incolor, inodora e insípida, portanto, não tem gosto, como alguém pode "não gostar?"

Para essas, e para tantas outras doenças, existem os exames preventivos, que sempre devem ser feitos, principalmente após dobrar o famoso Cabo da Boa Esperança dos 40 anos. Pode parecer ridículo, mas tanto para homens como para mulheres, a idade mais perigosa é a década entre os 40 e 50 anos. É quando se precisa fazer os famosos, falados e temidos, exames preventivos. Um check-up anual não faz mal a ninguém.

Esperando que este alerta seja bem recebido, desejo a todos UM LINDO DIA, que poderá ser sempre repetido, principalmente para aqueles que tomam os devidos cuidados contra problemas causados pela va...idade, como também contra certos "vírus invasores..."

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 13/11/2020
Código do texto: T7110536
Classificação de conteúdo: seguro