"CACHORRO TAMBÉM É GENTE" !

"CACHORRO TAMBÉM É GENTE" !

"No Presente a mente, o corpo é diferente /

e o Passado é uma roupa / que não nos

serve mais"! BELCHIOR (trecho de canção)

A maior parte dos que me lerem não saberão dizer a quem pertence a frase que dá título a esta crônica... eram tempos em que já não haviam mais "hippies" -- nem os "de boutique", meras farsas -- e árvores e flores tinham desaparecido das ruas e cidades. Você que protesta E SE REVOLTA com a "aberração palaciana" que finge nos governar, mal sabe que o azarado Brasil teve em 1990, assim que saiu da Ditadura, um "Bolsonaro" tão incompetente e trapalhão quanto este, atual. Com o avô (e pai, creio eu) na Política, Fernando Collor foi eleito quase totalmente por jovens, aos quais foi permitido votar, a partir dos 16 anos. Com o mesmo discurso de "salvador da Pátria" vinha para derrubar uma inflação de 84% AO MÊS, "dar calote" no cruel FMI -- que mandava mais no país que o presidente -- e pôr os corruptos NA CADEIA. Uai, parece discurso de um tal Jânio Quadros, em 1960 ? Pois é... o eleitor nacional não cansa de ser enganado !

Na falta de lancha ou moto, Collor corria... A PÉ, pelas avenidas de Brasília, cercado por seguranças. Fazia declarações vazias diárias à Imprensa e escolheu dúzia e meia de ministros despreparados ou, pior, espertos o bastante para usarem o cargo em proveito próprio. Quando decidiu CONGELAR ("expropriar", seria o mais correto) as cadernetas de popupança -- arruinando quase toda a Nação -- donos de empresas amigas "do Poder" certamente ficaram sabendo com antecedência. Sem dinheiro algum pequenos e médios negócios faliram, proprietários de alguns comércios se suicidaram, outros -- já idosos -- foram presos, simples assim... como na pior das Ditaduras ! Collor, dizem, teria torneiras de ouro em sua mansão americana e NÃO PAGOU por nenhum dos seus delitos. Ficou "fora da Política" por meros 8 anos e, igual Dilma e Temer, "voltou ao Sistema" como o mais inocente dos mortais !

Deixou para a História uma Nação arruinada -- quantas vezes isso nos sucederá ainda ?! -- e pelo menos 1 Ministro do tipo Damares ou Weintraub... chamava-se Rogério Magri e levava seu cão para o Palácio da Alvorada, afinal "cachorro também é gente" !

O que tem isso a ver com o fato de que atinjo nessa semana MIL TEXTOS no portal RECANTO DAS LETRAS ? Ora, foi na Política(lha) que nos tortura e aflige que busquei, a contragosto, inspiração para sonetos, Cordel variado e crônicas vazias de sentido. Não consegui ignorar esse "lodaçal eterno" que foi/é/será isso a que chamam de Política... o mais terrível é se antever que o "Bozzo" será reeleito em 2022 e porá o filho escroque para substituí-lo em 2027. Não é previsão, no Brasil o PIOR sempre acontece... desde Itamar que a curva descendente da COMPETÊNCIA administrativa se acentua e nos aguardam, "lá na esquina" "heróis" do tipo Luciano Huck, o tal Guedes, esse Nero cego pelo Poder que é o "espartano" Dória, um Ciro Gomes (?!) desbocado e, porque não, até um Roberto Jefferson. O "perfil ideal" êle já tem, bem parecido aliás com o desse "doido" destruidor de esperanças.

Mas eu nem ía falar da Política... nos 1000 TEXTOS que ora atinjo há temas mais amenos: as recordações da infância e juventude, a lembrança feliz dos amigos que tive no Passado distante, "velha roupa que não serve mais", embora insistamos em tentar vestí-la. Há sonetos e Cordel bem divertidos, satíricos e críticos, por vezes líricos... há contos que vão das estórias chãs, comuns à vida de quase todos, ao absurdo, até nas crateras lunares. Ía me vangloriar dos 20 MIL leitores (ou melhor, leituras, o que não são a mesma coisa) mas nem ouso fazê-lo, tenho "vizinhos" no Recanto com 160, 200 mil, números quase inacreditável.

Pelo menos, meus leitores me são fiéis -- quase sempre os mesmos -- e saber que se é lido por mais alguém além de nós é uma dádiva celeste. Agradeço a TODOS os que se dispuseram dedicar um pouco de seu tempo para conferir meus "rabiscos". Estar vivo a cada novo dia é sempre um presente que nem todos merecem... por isso agradeço a Deus por me manter "nesse vale de lágrimas"! Se a Vida hoje me é um mar de rosas devo isso ao meu sobrinho-xará, cujo esforço para me conseguir o tal benefício/BPC alivia agora as agruras da velhice e me permite escrever e cantar, quando deveria estar trabalhando.

E vamos em busca de novos 1000 TEXTOS, "até que a Morte nos separe" dos amigos e parentes, infelizmente e dos raros inimigos... para amargura destes !

-- "OBRIGADO, SENHOR, por mais 1 dia" !!!

"NATO" AZEVEDO (em 5/nov. 2020, 5hs)

****************

A PENA ATENTA... AO PODER !

I

Desde os Gregos, há milênios

nas ruas, Academias,

tanto escribas quanto essênios

produziam elegias

I I

defendendo a LIBERDADE

e combatendo tiranos...

criticando atrocidades

e a impedir os maus planos !

I I I

Eis que a triste, humilde massa

que luta com garra, raça,

e que a Vida toda lavra

I V

tem em nós a sua voz

para abrandar tempo atroz

com a arma da PALAVRA !

"NATO" AZEVEDO

(5/nov. 2020, 7hs)