Menino e Japão

QUANDO eu era menino ouvia as pessoas dizerem que o Japão ficava muito longe, na arte de baixo do globo terrestre. Ora, vendo o globo eu não entendia como os japoneses podiam se equilibrar e andar de cabeça para baixo. Mas o Japão ficava tão longe... Logo me esquecia do problema.

Naquele tempo as notícias chegavam pelo velho rádio chiando muito e pelo jornal que chegava pelo trem e só se lia no dia seguinte. Mas as pessoas discutiam muito sobre os problemas do país e do mundo. Não se limitavam às notícias, questionavam, tinham seus pontos de vista, enfim, debatiam... Hoje não há mais mistério, o que acontece no Japão tomamos conhecimento imediatamente. O mundo está na palma da nossa mão, no celular. Sabemos de tudo. Sabemos mesmo? Ou apenas repetimos as notícias da tevê, mídia, redes?

Tudo bem, não podemos deixar de louvar o avanço da tecnologia. Não há mesmo mais segredos. Não há mesmo? Sei lá, Mangueira, não sei... O que sei é que o passado pelo menos as pessoas duvidavam, formulavam ideias. Sei não, mas o menino olhando para o globo terrestre que estava em cima do birô da professora é diferente do de hoje, aquele formulava auma ideia, o de hoje apenas aperta um botão.

Mas souapenas um véio que está caduco. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/10/2020
Código do texto: T7094972
Classificação de conteúdo: seguro