O OUTRO LADO DA VERDADE

Há pessoas que não conseguem entender o desastre que causa à sociedade ou ao indivíduo, a aplicação da ideia que descrita em papel ou, apaixonadamente, explanada por seu idealizador ou seguidor convicto, parece ser a mais acertada e perfeitamente viável para a solução dos problemas recorrentes em quaisquer sociedades, progresso e conhecimento.

Esse fenômeno ocorre no Brasil com duas dessas ideias.

Estão no mesmo pacote Karl Marx e Paulo Freire, sendo um com modelo social de produção e convivência e o outro com a formação intelectual da sociedade.

Nos mais de cem anos de aplicação da ideia marxista, todas as vezes, em qualquer local ou cultura, deixou como consequência a miséria, a fome e milhares de cadáveres;

O método Paulo Freire, desde a sua primeira aplicação, só estimulou a indisciplina, a promiscuidade, a barbárie e o despreparo quanto aos fundamentos básicos do saber.

Por isso estamos no último lugar entre os 81 países que fizeram o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos, em inglês: Programme for International Student Assessment)

Ambos demonstram ser fracassos retumbantes quando colocados em prática, mas há quem os defenda com o argumento falacioso, de que o problema não está na ideia, mas nas pessoas que os colocaram em prática.