Senhora Liberdade
MESMO curtindo este retiro forçado não me deixo vencer pela desesperança, sempre mesmo quando estou jururu não peco a esperança - o sonho do homem acordado. Também penso muito na Senhora Liberdade. Acho que sem ela não há vida. A Liberdade é a base da Democracia. Elas são irmãs gêmeas. Fico no meu cantinho cultuando a Senhora Liberdade, de vez em quando sinto medo que ela seja vítima dos autoritários e dos defensores da tirania. Há pouco ouvi no rádio, na voz de Zezé Mota, o samba "Senhora Liberdade", de Nei Lopes e Wilson Moreira: "Abre as asas sobre mim/ Oh, Senhora Liberdade...". Não, não é uma música política e nem um hino cívico, apenas um samba arretado. Adoro a expressão "Senhora Liberdade".
Sempre busco no meu caderno onde copiei versos e frases e procuro aquelas que falam na Liberdade.Vou transcrever algumas a esmo: Cecília Meireles: "Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda". Madame Roland: "Oh Liberdade, quantos crimes são praticados em teu nome!". Wendel Philips: "O preço da Liberdade é a eterna vigilância". Bernard Shaw: "Liberdade significa responsabilidade. É por isso que muita gente tem medo dela". Wenbster: "Deus só outorga a Liberdade aos que a amam e estão sempre prontos a defendê-la". Eluard: "Graças a uma palavra/ Reconheço a minha vida/ Nasci para conhecer-te/ E chamar-te Liberdade". Carlos Lacerda: "A Liberdade não é um bem que se adquire ou se aluga e portanto não se pode alugar ou desprezar. É um atributo do homem, uma qualidade inseparável da sua natureza". Mas a que gosto mais é da autoria de Machado de Assis: "A Liberdade não é surda-muda nem paralítica. Ela vive, ela fala, ela bate com as mãos, ela ri,ela assobia, ela clama, ela vive da vida".
Ah, Senhora Liberdade, abre tuas asas sobre este nsso país. Nunca nos falte pelo amor de Deus. Inté.