Tempo de mudar

“Uma situação conhecida é como um sofá que já adquiriu o formato do seu corpo. Pode ser velho, mas é confortável.”

Paulina Ghertman, Psicanalista

Cortei meu cabelo – parece que agradei, recebi muitos elogios;dizem que rejuvenesci! Elogios á parte, o cabelo ficou bom, mas o rejuvenescimento é bem mais complexo.

Qualquer mudança mais profunda requer tempo, reflexão, paciência... muitas vezes perdas e dor.

Ninguém muda do dia pra noite, isso exige amadurecimento, uma percepção exata do que nos incomoda e precisa ser mudado.

Só se pensa em mudar quando não se está realizado – o trabalho, que não nos estimula, o relacionamento que é só aparência, o corpo nos intimida diante do espelho. Sair de qualquer situação de segurança é assustador. Por isso nos acomodamos, e suportamos, situações incômodas.

Ter coragem de dar um basta é complicado, é preciso antes de tudo, saber se podemos bancar, emocional e financeiramente, uma mudança.

*Consigo enfrentar a mudança de padrão de vida, que acontecerá se mudar de emprego?

*Suportaria a solidão, depois de um relacionamento desfeito?

É nessa hora que muitos desistem.

É preciso ter consciência de que a mudança é para melhor, mas isso não nos livra de acidentes de percurso. Por isso ela tem de ser amadurecida, preparada e vivida como um renascimento. Como a borboleta, depois de ser uma lagarta, se fecha num casulo pra preparar suas belas asas e voar...