EM PUREZA DE CORAÇÃO

É a pureza do coração que dá vigor a existência. Dessa claridade que irradia do âmago do ser, há sempre esperança para uma vida em meio aos embates de tantas adversidades. É a força de um coração pleno de amor e verdade que uma prece de louvor ganha brilho e elevação. É o cor-ação quem dá cor para qualquer forma de ação, a qual, por sua vez, sempre motiva aquela ânsia intensa de uma linda oração. E é também de um coração profundo que surge a coragem para quem vive de grandes lutas na expectativa de vencê-las sem medo de cair e levantar.

Certamente, eu encontro essa pureza no coração quando evoco a minha infância: esse grande refúgio de todas as almas nostálgicas e cheias de gratidão. Nela, há o modelo para tudo o que há de mais perfeito e encantador. Daí a importância de vivermos alguns instantes diários de nostalgia, especialmente a respeito das boas lembranças que temos na vida de nossos tempos idílicos e de nossos momentos mais floridos e felizes. Pois como tudo era simples na minha vida! E havia em mim uma sensação de alegria e plenitude. Não existia tanta cobrança e eu podia sem culpas e leveza apreciar os meus sonhos e fantasias, bem como irradiar aquela ingenuidade que nos remete, de certa forma, a essência do que é sentir o gosto aprazível no reduto da inocência.

É claro que nem tudo são rosas e é claro que vivenciei muitas perdas, mas como era maravilhoso viver do gozo das grandes satisfações nas pequenas coisas e ainda poder compensar muitas ausências com toda a simplicidade e aquela graça de ser criança! É com toda razão que Jesus já disse, num texto em Mateus 18: 3-5: ''(...) Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. E qualquer que receber em meu nome uma criança tal como esta, a mim me recebe.'' Que ainda possamos viver em pureza de coração e ser humildes e mansos como as crianças para que, então, o Reino de Deus sempre faça morada em nosso ser.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 13/09/2020
Reeditado em 22/09/2020
Código do texto: T7062126
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.