Pescador na Web

Idoso divorciado há muitos anos, resolve se aventurar na Web, imaginando estar garantido pela distância. O incauto senhor, já deprimido, abatido pela Pandemia Covid 19, sonhou que pela Web poderia oferecer seu Amor Platônico às milhares de jovens que diariamente se exibem no Facebook, cada uma com seus motivos, mas a maioria sonhando alcançar o estrelato, a participação em destaque nos programas de televisão, o maior número de visualizações no Instagram, Youtube, Facebook e outras mídias. Algumas exageram ao exibir o corpo semidesnudo, outras procuram demonstrar que são recatadas, mas afirmam “o que é bonito tem que ser mostrado”. Corretíssimo: Assim as flores, as Maravilhas da Natureza, as criações artísticas. A beleza das mulheres está entre os principais motivadores da humanidade e não haveria homens se não fossem as mulheres. A história registra milhares de casos de sedutoras mulheres, que conquistaram ou derrotaram imperadores, generais, exércitos. O ser humano sensível tem a necessidade de se embriagar com a beleza das paisagens, das harmonias musicais, das pinturas e esculturas, dos magistrais clássicos do cinema. Quem nunca chorou assistindo aquele filme? Quem nunca ficou excitado diante de algumas cenas de filmes e novelas, ou de algum capítulo dos romances clássicos? Pois bem, os mais sensíveis são vítimas fáceis dos escroques, em todos os países. Sem distinção. Paris e Londres são campeãs, há séculos, de marginais “batedores de carteiras”. Relembrem o clássico Oliver Twist (romance de Charles Dickens, que relata as aventuras e desventuras de um rapaz órfão), onde garotos são seduzidos, arrastados por malandros (canalhas) para a marginalidade. Será diferente hoje nas favelas das grandes cidades? Sigmund Freud em 1920 na obra "Além do Princípio do Prazer", menciona a “Teoria das Pulsões”. Sigmund Freud descreveu duas pulsões antagônicas: “Eros”, uma pulsão sexual com tendência à preservação da vida, e a pulsão de morte (Tânato), que levaria à segregação de tudo o que é vivo, à destruição. Ambas as pulsões não agem de forma isolada, estão sempre trabalhando em conjunto segundo o princípio de conservação da vida. Assim, enquanto parte da humanidade busca exercitar seus instintos básicos para sobreviver e se relacionar harmoniosamente, outra parte usa seus instintos para submeter, para escravizar seus semelhantes. É assim desde o início dos tempos e a Civilização foi implantada pelos mais fortes, pelos mais poderosos. “A história oficial foi escrita pelos vencedores, pelos donos do poder”, escreveram muitas vezes historiadores, filósofos, estadistas. Atualmente, a Web se presta a agilizar os relacionamentos e seus desdobramentos, muitas vezes idílicos, prazerosos, outras vezes trágicos. Enfim, “a vida como ela é”, no dizer de Nelson Rodrigues. Voltando ao “Pescador na Web”, o incauto anseia pescar um “peixão” e lança sua linhada, com apetitosa isca, no piscoso rio da Internet. Não demora e sente que fisgou algo. Mal sabe o pescador que jacarés, cobras e onças estão à espreita, aguardando o momento do bote. Quando menos se espera, o pescador é atacado e às vezes devorado pelas feras.

Juares de Marcos Jardim - Santo André / São Paulo – SP.

(© J. M. Jardim - Direitos reservados - Lei Federal 9610/98)

Juares de Marcos Jardim
Enviado por Juares de Marcos Jardim em 11/08/2020
Código do texto: T7032926
Classificação de conteúdo: seguro