DICIONÁRIO

Tudo o que significo está dentro de você. Todas as palavras por mim pronunciadas começam a fazer parte da sua vida. Todos os meus erros ortográficos é você que corrige. Todas as minhas dúvidas é você que sana. Que bacana.

Tento escrever como se você não existisse. Praticamente impossível. Criatura grudenta igual chiclete. Não conformado, passou do papel para o virtual. Nem sequer me perguntou se eu concordava. Eu, a mais analógica das criaturas, tive que aceitar o novo jeito de procurar palavras. Você se diverte com isso.

Livro diverso e perverso. Já não bastava carregar tantas palavras, começou a se modernizar. Atura até o novo acordo ortográfico. Tive que me virar. O que se escrevia de um jeito, quando eu me alfabetizei, já não faz mais sentido. E você ali, numa soberba sem igual. Até parece que manda na minha caligrafia. Age feito um professor, corrigindo acentos e pontuações.

Mas, porém, contudo, todavia, eu corro atrás de você feito uma louca. É impensável ter uma dúvida e não fazer uma pergunta. Prefiro não entregar um texto a ter que conviver com erros. Se minha concordância discorda, é você quem me dá a devida luz.

No entanto, entretanto, não está nem aí para mim. Só sabe me olhar e dizer que eu dependo absurdamente de você. Me resigno e concordo. Como saber qual o plural de tantas singularidades? E quem melhor para explicar todos os porquês? E o que dizer de tanto paranauê?

Desde que você decidiu se juntar à turma tecnológica, engatou uma primeira. Até mesmo nossas vidas, outrora tão sem graça, estão mais vibrantes. Gírias e títulos se juntam e se misturam. Nos valemos de novas palavras para poder dar uma escapadela. E você nos concede a licença.

Não sei que estranho fascínio é esse. Pois cada vez que procuro por um significado específico, outros me aparecem. Quando eu frequentei a escola, pulava de página em página. Agora, é um deleta digita em ritmo alucinante. Existe o prazo, cuja grafia eu sempre soube.

Só peço um favor: pare de me confundir. Não tenho o seu título, portanto não sei tudo. Levo um tempo para pensar na quantidade de dígrafos. Concordar e discordar, a esta altura da minha vida, torna-se muito cansativo.