Crônicas de Norael - 24

"Se a dor não existisse, o homem não conheceria os seus limites, não conheceria a si mesmo".

Pedro Kutuzov - Guerra e Paz, Tolstoi.

INSEGURANÇA

Na Estação Orbital de Norael...

O Ministro da defesa analisa os requerimentos expostos pelo capitão Peter L. Kirk cuidadosamente, é de total responsabilidade dele, assegurar uma condição que não seja desvantajosa para o reino. Seu cenho franze, uma gotícula de suor começa a brotar de sua testa. Ele sabe o quão difícil é negociar com império Nox, mas no momento a última coisa que o Imperador deseja é um desentendimento, e ele esta bem ciente disso.

Em seus pensamentos, o ministro começa a refletir em todo discurso do capitão: "Ele foi bem claro que deseja somente fazer um mapeamento da região, e não, uma exploração em pesquisa que divulgue nossos recursos, "o que não é visto não pode ser cobiçado" ". [OFF: Este é um famoso ditado muto referido em uma época do Império.]

Assim o Ministro da sua sentença.

Ministro: Caro Capitão, não vejo problema nenhum em fazer um mapeamento do nosso sistema, pelo contrário, podemos disponibilizar este mapeamento para os senhores em dados quantitativos, ficamos muitos honrados com sua disposição em nos fornecer devido suporte, mas creio que esta iniciativa é de benefício para ambos.

Neste momento, o Ministro envia os dados dos planetas [OFF: não demonstrando sua constituição, mas suas posições, velocidade de rotação e translação, um perfeito mapa ologramado de posições].

Ministro: Espero que com estes dados vos ajudem a fazer o mapa completo do sistema solar. Agradecemos sua visita.

EV Prime One – Nova / Farfal Leoporis (0, 1, 8; 2; C-3) – Órbita de Norael

Depois de algum refactoring feito pela Oficial de Ciências Livia Panks e alguns tenentes para compatibilizar as bases de dados; as informações foram recebidas e atualizaram os mapas estelares.

- Sr. Ministro da Defesa, não compreendemos a razão de tamanha desconfiança. Como os seus sensores podem rapidamente constatar, esta é uma Fragata experimental de ciências. Não carregamos grandes armas, embora estejamos dispostos a lutar por vocês. Não colocamos nenhuma ameaça ao seu povo. O motivo de pedirmos autorização para razões de ciências e militares são diversos. - explicava o Cap. Kirk.

- Sob o ponto de vista militar, o conhecimento do terreno é essencial caso tenhamos necessidade de de lutar aqui. Esta necessidade foi suprida com as informações que vocês nos enviaram.

- Por outro lado a missão científica tem outra razão de ser. Nosso Império está em uma corrida científica e temos conseguido resultados impressionantes. Compreendemos que o avanço das ciências é essencial para nos defender de ameaças como aquelas da Frota Droidnóide. Esperamos estar melhor equipados quando deixarmos a defensiva e tomarmos a ofensiva. E você pode estar certo que iremos fazê-lo. Porque se não o fizermos eles vão se reagrupar, construir mais naves e voltar a nos atacar até nos derrotarem.

- Naves como a EV Prime One viajam pelo espaço realizando missões científicas e com isso coletamos dados para o avanço mais rápido de nossas pesquisas.

- Precisamos pesquisar sistemas para que nossa tecnologia continue avançando rápido. Mas só podemos pesquisar os sistemas nos quais nós estamos. E nós estamos aqui.

- Poderíamos estar em qualquer sistema da meia dúzia que podemos alcançar agora pesquisando e mapeando recursos úteis. E com estas pesquisas avançando nossa tecnologia. Mas estamos aqui por um chamado de vocês. Permitir-nos realizar nossas pesquisas aqui nos permitiria reforçar as suas defesas enquanto conseguimos dados para pesquisas e controlamos o setor, pois é difícil que uma nave batedora inimiga permaneça escondida quando você está vasculhando cada canto por ciência.

- Se vocês não nos permitirem executar uma missão aqui, nós não deixaremos o setor. Pois viemos para ajudá-los e vamos cumprir isto neste ciclo. Mas o faremos com prejuízos para o nosso império que poderia estar recebendo bônus de pesquisa em outros sistemas.

- Estas pesquisas não nos permitiriam determinar a quantidade exata de recursos que cada planeta de seu sistema possui. Isso exigiria um esforço muito maior e consumiria ciência ao invés de produzi-la. Mas evidentemente que não há como não identificar alguns dos recursos que vocês possuem.

- Entenda que estas pesquisas são inofensivas. E se nossa palavra não bastar, vocês podem nos acompanhar em cada um dos exames e testes que faremos. Nada será tirado. Vocês podem observar tudo.

- Mas se vocês mantiverem a decisão de não nos permitirem as pesquisas, não pesquisaremos. Somos vizinhos. Não inimigos. Não importa os desentendimentos do passado.

- Mais do que isso. Podemos trocar cooperação no desenvolvimento de tecnologias. O que pode fazer vocês e nós avançarmos mais rapidamente no desenvolvimento de tecnologias para o benefício mútuo e comum dos dois impérios.

- Talvez o império de Noeral tenha missões difíceis de cumprir que seriam mais facilmente cumpridas com o suporte do Império Nox e vice-versa.

- Mas para estas últimas vocês precisam fazer o esforço de colocar a roda da diplomacia para girar. Certo ou errados, nós já fizemos nossos esforços para desemperrá-la e mover a diplomacia com algumas propostas. Mas vocês, até agora, só fizeram demandas e recusaram ofertas. Quando vão passar a ofertar e oferecer?

Foi o rio que me disse e Renato Nicácio
Enviado por Foi o rio que me disse em 05/08/2020
Reeditado em 05/08/2020
Código do texto: T7027380
Classificação de conteúdo: seguro