Com Todas Essas Queimadas a Boiada Não Vai Passar...

O Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, que ficou famoso naquela nauseabunda reunião ministerial do dia 22 de abril último quando disse que deveria aproveitar aquela ocasião em que as atenções da população estavam voltadas para essa devastadora pandemia do coronavírus, para 'passar a boiada' e 'na surdina' mudar as regras que foram criadas para proteção do meio ambiente, mas que estavam 'atravancando' a turma da 'Bancada do Boi', parece que não toma mesmo jeito...

Ele ainda insiste nesse tema; quer se aproveitar do fato de que hoje mais de 96 mil familias de brasileiros estão chorando seus mortos pela Covid-19, enquanto outras quase três milhões de familias certamente devem estar com seus pensamentos voltados para seus familiares infectados e ver se consegue 'deixar a boiada passar', desconsiderando o plano previsto no PPA (Plano Plurianual), do próprio governo e que tem por objetivo, diminuir o desmatamento e os incêndios ilegais em 90% em todo o país até 2023, alegando que já existe uma meta de redução de 100% do desmatamento ilegal até 2030 que deverá ser mantida.

Ainda nesse mês de abril ele já havia assinado um despacho que cancelava as multas provenientes de incêndios e desmatamentos em áreas preservadas da Mata Atlântica, sendo que a SOS Mata Atlântica acionou a justiça contra esse seu despacho destruidor.

O mais interessante nisso tudo é que ele parece 'não estar nem aí' para o fato de que as queimadas que acontecem no chamado "ciclo de desmatamento da Amazônia" fazem parte da estratégia de "limpeza" do solo que foi desmatado para posteriormente ser usado na pecuária ou no plantio... "E daí?"

E daí que aqueles que de fato se preocupam com o Meio Ambiente; como a WWF-Brasil, a SOS Mata Atlântica ou a Greenpeace Brasil tenham conhecimento de que conforme o mais recente relatório do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), basedo na plataforma Modis da NASA, 71% das queimadas em imóveis rurais entre janeiro e junho de 2020 ocorreram para manejo agropecuário?

Ele parece que simplesmente 'não dá a mínima' para isso, já que ao invés de defender esse setor de vital importância para todos nós, ele prefere continuar caminhando na contramão da preservação ambiental... Mas, verdade seja dita, nessa sua opção de preferir estar na contramão; ele até que tem em quem se espelhar...

Felizmente existe um pequeno detalhe que talvez ele desconheça e que específicamente nesse caso é um 'balde de água fria' nessa política nefasta deste governo; o boi, como todos os animais, também teme o fogo e com todas essas queimadas a boiada não vai passar...