Na época de estudante

O tempo estava nebuloso, tudo indicava que um imenso vendaval ainda poderia vir, aquilo era só na sua mente, naquele tempo sua mocidade permanecia inconstante, a vida algumas vezes parecia labirintos intransponíveis. Seu cérebro reformulava, construía equações, teria de haver uma explicação, porque viver. Sua fé era baseada nos seus aprendizados desde a infância, então porque essa dúvida, o ser humano seria uma simples obra do acaso?

Não, claro que não, Jonas caminhava para sua escola, naquele dia iria assistir uma de suas aulas favoritas, aula de ciências, apesar de não topar muito o professor de ciências, justamente por ser incrédulo, falava horrores de Jesus! Ele tinha abandonado os estudos quando era criança, quando resolveu estudar novamente alguns anos haviam passado. Então com 22 anos estava no segundo grau, noturno (segundo grau, era a definição há décadas atrás) o amor aos estudos ultrapassava o cansaço das labutas no serviço durante o dia, português, matemática, história, geografia, ciência, todas as matérias conseguia tirar de letra. Nós também jovens, mas adultos estávamos naquela escola.

Então um dia estávamos na sala de aula, uns 20 e poucos alunos. Chega a hora da aula de ciências, o professor um homem de seus quase 50 anos, alto imponente, sempre mal humorado, foi logo proferindo o valor da ciência em nossa existência, falava abertamente que não deveríamos depender de Deus, devíamos acreditar que a ciência faz milagres incríveis e que Jesus realmente existiu, mas era apenas um mágico, talvez um paranormal como existem hoje por aí. Ainda nos desafiou a dizer na cara dele o contrário.

Eu confesso que naquele instante, não me aparecia argumentos, mas indignado com o tal professor ao dizer tantos impropérios, torcia para que fosse imediatamente castigado, mas o colega Jonas era mesmo o “ás” de nossa classe, imediatamente diz em tom brincalhão:

--- professor, um aparte?

--- lógico que sim, fale que nós escutamos.

O mestre da ciência demonstrava a satisfação de que iria jogar pra escanteio mais um mortal, Jonas começa a dizer o que acabava de concluir nos pensamentos:

--- professor, acaba de dizer que Jesus Cristo, o filho de Deus vivo, não tinha poder algum apenas tapeava com suas mágicas. Joga por terra toda essa parte espiritual que existe, só a lógica desse mundo é que prevalece. Suponhamos então que o senhor tem um ente querido muito enfermo, pode ser seu pai, sua mãe, alguns de seus filhos, irmãos ou até mesmo um grande amigo, imagine que tenha uma doença incurável, durante dias e noites as dores sejam tantas que lamentava viver, ir tornando-se mais agudas, insuportáveis. Os médicos vários especialistas dos bons, falarem:

--- vamos operar, mas só um milagre resolverá, a ciência aqui na terra é incapaz de curar! O senhor, professor, apesar de sua descrença desesperado num canto mesmo faz uma prece, não em nenhuma igreja, mas num cantinho isolado onde não tenha nenhuma testemunha, naquele instante lembrou dos milagres do Mestres dos mestres que há dois mil anos curava leprosos, fazia cegos enxergar, ressuscitar mortos. Então o senhor implorar assim:

--- Se é verdade, Jesus, que és acima de qualquer criatura humana, se ressuscitastes, vive, curastes tantas doenças naqueles tempos, e teus seguidores dizem que é capaz de curar até nos tempos de hoje, eu te peço, imploro, cure aquele ser, meu ente querido!...

E se depois (continua o aluno Jonas) de alguns dias aquela pessoa tão amada pelo senhor ficar completamente curada, livre daquele sofrimento intenso. Foi mágica, professor? Foi a ciência com seus milagres?

Depois daquele sermão de Jonas um silêncio permanecia por alguns segundos, a classe observava o professor com semblante completamente aterrador, não disse uma palavra e saiu da classe naquele instante. Nunca mais ele voltou naquela escola. Mais tarde soubemos que ele tinha uma filha completamente doente desenganada pelos médicos.

QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA, MAS AS HISTÓRIAS HUMANAS POSSUEM SEMELHANÇAS, APESAR DE ESTAREM EM VOLTA DE UM INSONDÁVEL MISTÉRIO!...