"Essa doença jogou a gente pra fora da área de conforto"

"Nós somos humanos, vendo a situação da Italia e de todos os outros países senti um medo absurdo e quase uma paralisação pela ansiedade. Me senti impotente, porque eu queria impedir que o pior aconteça, mas o que podemos fazer é nos preparar." - Jule Santos, 21 de março de 2020.

Jule é escritora e médica de emergência no Distrito Federal. A fala acima é do início da pandemia, anterior aos seus depoimentos que publicamos nos dias anteriores e também hoje, em que postamos seu quarto relato, encerrando essa série de textos que abordam uma realidade que acontece nos milhões de casos por todo o Brasil e que, neste momento, afeta em maior grau tanto o DF quanto o RS. Nossos maiores agradecimentos aos profissionais como ela e como seus colegas daqui da Região Carbonífera, que arriscam a vida e ficam longe de suas famílias por estarem na ponta mais aguda do combate à pandemia, salvando vidas preciosas e queridas. Vocês são imprescindíveis, Deus vos abençoe e proteja!

14 DE MAIO, HOSPITAL REGIONAL SANTA MARIA - DF

Nessas últimas semanas nunca tive tanta dificuldade para indicar intubação. Essa doença jogou a gente pra fora da área de conforto de uma forma... estranha... amedrontadora. Mas hoje, estar em equipe me mostrou a importância de se ter confiança e de falar para todos.

O paciente para mim:
- Dra, confio na senhora, faça o que achar melhor, estou em suas mãos.
A equipe, que requisitou minha presença.
A fisioterapeuta que confiou quando pedi para fazer VNI como pré-oxigenação, e como funcionou!
A satisfação de saber que fizemos tudo o possível. E deu certo.

E agradecer antes de ir embora.

Nosso trabalho é difícil, essa doença quase tirou o meu chão, mas ainda bem que tenho um time de excelentes profissionais me amparando.

------

"Precisamos cuidar um dos outros. É tudo o que nós temos." 
"Temos que mostrar força. E mostrar força não é o mesmo que não admitir que nós temos medo, mostrar força é comparecer."


Texto publicado no site do jornal Portal de Notícias: https://www.portaldenoticias.com.br/colunista/53/cronicas-artigos-joao-adolfo-guerreiro/