O TROCA LETRAS


Iniciava-se o ano de 1985 e havia uma grande expectativa popular para a primeira eleição após a ditadura militar. Mesmo não sendo uma escolha direta, nos dava uma grande esperança de retomarmos o regime democrático. A eleição foi no Congresso, cada deputado era nominalmente chamado, dirigia-se ao microfone e declarava seu voto. Havia dois candidatos somente: Tancredo Neves e Paulo Maluf.

A maioria da população estava com os olhos postos na TV. Nós fizemos pipoca e nos instalamos, confortavelmente, no sofá, para acompanhar o auspicioso fato. Mas logo descobrimos que não seria um acontecimento solene. Foi cômico. Muitos parlamentares se aproximavam do microfone e, alto e bom som, falavam: “Meu voto vai para Tranquedo Neves”, talvez pelo nervosismo e a ansiedade de votarem após tantos anos. E não foram poucos os que erraram o nome do candidato.

Tancredo foi eleito por boa margem de votos e a sequência dos fatos históricos todos conhecemos. O presidente, recém eleito, não chegou a tomar posse. Após sofrida e dolorosa permanência em hospital, veio a falecer de septicemia, causada por uma diverticulite tardiamente tratada. Foram uma grande frustração e uma tristeza geral para a população que ansiava por liberdade.



 
Aloysia
Enviado por Aloysia em 23/07/2020
Reeditado em 24/07/2020
Código do texto: T7014664
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.