"Tudo o que eu tinha era a minha honestidade"

"Temos que mostrar força. E mostrar força não é o mesmo que não admitir que nós temos medo, mostrar força é comparecer" - Jule Santos.

Jule Santos é escritora e médica de emergêngia no Distrito Federal. Hoje publico o terceiro depoimento seu em rede social, relatando alguns casos que ela e seus colegas enfrentaram (e contuniam enfrentado todo dia) nesse periodo de pandemia no Brasil. Uma realidade igual a milhões de outras espalhadas pelo país nesse momento, pela nossa região, pela qual passam profissionais da saúde e pacientes.

29 DE ABRIL, HOSPITAL REGIONAL SANTA MARIA - DF

Eu estava paramentada, capote, máscara óculos, distante, as expressões do meu rosto não eram visíveis, a entonação da minha voz era distorcida porque eu tinha que falar muito mais alto que o habitual para vencer a máscara N95 e ser ouvida. A pior parte: não poder tocar, não poder amparar.
Tudo o que eu tinha era a minha honestidade.

- Sim, os exames sugerem muito o Coronavírus, ela está grave, intubada e vamos levá-la para UTI. Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance.
O marido estava sozinho, meio em choque, e muito humilde:
- Desculpa doutora, o que é sugere? Sou analfabeto.
Meu coração quebrou em dez mil pedaços. Eu que deveria ter me desculpado.
- Eu acho que é coronavírus sim, quase certeza, mas ainda falta o exame que vai dizer o resultado. Sai amanhã.
Ele caiu aos prantos, e saiu para chorar.

Mais tarde. A filha, pouco mais jovem do que eu, eles queriam saber se era a doença. Repeti tudo. Ela desabou. Sozinha. Não podíamos nos tocar.
Eu estava firme, estou aqui, e faremos tudo o possível para salvá-la, mesmo que pareça impossível.

É assim que um líder responde ao que parece impossível de se resolver, com sobriedade, uma honestidade com ternura e usando toda a força do seu cargo para minimizar mortes. Eu sei que pode chegar o momento, como muitos dos meus colegas estão, de nem um leito poder oferecer. Que nos mantenhamos firmes. Amém.


Texto publicado no site do jornal Portal de Notícias https://www.portaldenoticias.com.br/colunista/53/cronicas-artigos-joao-adolfo-guerreiro/