CIDADE LÍDER

Zaz Traz

Vitória da Conquista nasceu com a vocação de ser mais influente do que influenciada no seu crescimento físico e social. Ocupa lugar de destaque na região sudoeste da Bahia. Hoje, igual ontem, é apresentada como a 'cidade ideal' donde tudo ou quase tudo que se procura 'acha'. O comércio, desde cedo, marcou esse desenvolvimento que trouxe tantas e tantas coisas boas para o lugar. Outlet? Até pouco tempo ninguém sabia do se tratava, pois mostrava algo novo recém - chegado no mercado varejista. Agora o assunto é outro. Tem outlet 'aos montes' nos principais endereços do centro. A antiga Praça da Bandeira parece pequena, de tanta gente, inclusive sábados e feriados para fazer aquele 'pechincha de preço'. E cartazes com os dizeres 'saldão' ou 'queima de preços'? Pois sim. Basta descermos a rua que passa em frente ao Bazar Cairo do mesmo 'jeitinho de antes' vendendo e/ou revendendo novidades. Camelôs aqui e ali formando aquele 'cordão da baianinha' dentre cores que se perdem meio ao amontoado de produtos. Malabaristas de 'cara pintada' fazendo proezas no farol a fim de ganharem 'um troco' ou 'ganha pão' trabalho diário não menos digno que os demais considerados 'profissionais liberais'. Vemos, de um lado, a conhecida Loja Nacional, com seus rolos gigantes de tecido, cujas portas tomam parte da calçada para entrada da freguesia. Pontos de ônibus 'lotados' nos horários de pico. Garoa fina no final da tarde.. O guarda chuva não deve sair da bolsa. Essa é Conquista da Vitória cheia de viço e poesia!

Thiago Valeriano Braga

Thi Braga
Enviado por Thi Braga em 19/07/2020
Código do texto: T7010478
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.