Always... uma canção eterna!

Fui surpreendido por solicitação duma prima, próxima mesmo... a Cândida Maria Andrade. E qual o pedido? Na realidade, um desafio: analisar “Always”, “hit” da banda americana Bon Jovi.

Ora... apenas aprecio música, independente de gênero. Reconheço que rock e suas baladas me despertem sentimentos, emoções e lembranças... nem de longe pareço crítico musical. Não possuo conhecimento. Em síntese: “sou apenas gourmet

Por motivos diversos, aceitei o desafio: 1- Cândida Andrade foi a primeira pessoa a me visitar, tão logo nasci... ; 2- A canção, em tela, é marca definitiva do Bon Jovi; uma das bandas mais influentes do século XX.

Sobre a Bon Jovi, não vou me debruçar... gente com expertise e qualidade decantou a excelência e os records, mundo afora. Apenas, tecerei rápidos comentários.

Com raízes no hard rock – vertente vinculada ao psicodelismo e às bandas de garagem (anos 60), dos quais o Led Zeppelin é o maior expoente, a Bon Jovi nasceu em New Jersey (1982), tendo vendido mais de 160 milhões de cópias, em todo o mundo.

Transcorridos tantos anos, mantém suas características originais, embora, penetre com igual competência junto ao heavy metal e outras vertentes.

Frequentemente lança álbuns no formato MTV Unplugged, em que elementos eletrônicos são substituídos por acústicos, emprestando mais sonoridade aos solos de guitarra... especialmente nas baladas mais lentas.

O fato é que a Bon Jovi vem se reinventando... mantendo-se na estrada, há 37 anos, arrastando milhões de fãs nos 5 continentes... apesar dos frequentes boatos da separação, cada vez mais evidentes.

É considerada, a 2ª banda mais cara do mundo, na atualidade. Avaliação feita pela revista Rolling Stones. Superada pela irlandesa U2, do mega pop-star Bono Vox.

E, sobre a música... se gosto da Bon Jovi como referência no mundo roqueiro, reputo “Always” como atemporal... daquelas que não envelhecem nunca e penetram definitivamente no coração e no imaginário de sucessivas gerações.

Foi composta por Jon Bon Jovi (líder da banda) e lançada na coletânea de sucessos “Cross Road”, estourando nos EUA e, posteriormente, no mundo todo.

É um single power ballad: estilo de música caracterizado por ritmo lento e vocais agudos, guitarras elétricas e/ou acústicas e piano/teclado, variando em alguns momentos com percussão e baixo. Posteriormente, as guitarras eletrônicas elevam o clímax da música. Isso é perfeitamente visível em “Always”, trazendo um tom mais emotivo à canção.

Aliás... “Always”, independentemente de gênero ou estilo, é daquelas baladas que se perpetuam com o tempo.

Sua letra possui uma beleza singular, com versos simples e melódicos, afinados com a canção triste e personalíssima, na voz emocionada de Jon Bon Jovi. Conta a história de um homem apaixonado ‘”que sangra de amor pela partida da mulher amada”.

O protagonista discorre “ser um lutador, mas, está desistindo da vida, pois, sem amor da sua musa, tudo perdeu o sentido"... então, lhe pede mais uma chance para refazerem os sonhos, mesmo sabendo que a amada está com outro.

Os versos mais tocantes surgem quando o protagonista sussurra que.. “amará a musa para sempre... e estará ao seu lado eternamente, até as estrelas deixarem de brilhar e os céus explodirem... e quando morrer, ela ficará em seus pensamentos”.

Passam os anos e “Always” se torna mais bela e marcante... é aquela canção que faz chorar, mesmo os que nunca verteram lágrimas de paixão... é um tributo ao sentimento mais nobre e profundo que mantém acesa a existência do ser humano: “é um hino de amor... um belíssimo e apaixonado hino de amor”.

Ahh... ia esquecendo esses versos... pode?

“Quando ele abraçar você,
Quando ele puxar você para perto,
Quando ele disser as palavras
Que você precisa ouvir,
Eu queria ser ele, porque aquelas palavras são minhas,
Para dizer a você... até o fim dos tempos”


Magníficos... Isso é “Always”!

PS: Espero ter correspondido a sua expectativa... Cândida Maria Andrade!

 

Antônio NT
Enviado por Antônio NT em 19/07/2020
Reeditado em 30/01/2023
Código do texto: T7010023
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.