ESQUISITICES HUMANAS

O ser humano é bicho esquisito. Não temos o menor escrúpulo em esmagar uma barata com o chinelo, colocar veneno pro rato comer ou esmigalhar uma pulga que esteja nos incomodando. No entanto, muitos de nós dariam a própria vida pelo seu cachorro ou venderia a casa para custear o tratamento do gatinho. Não nos incomodamos em comer aquele delicioso churrasco, mesmo sabendo o que a vaca passou antes de morrer e, inclusive, a crueldade como o abate foi feito. Muitos adoram comer pizza de atum e dão pouca importância à forma como os atuns são esquartejados ainda vivos. Adoramos o bacon sem levar em conta os berros que o porco deu ao ser cruelmente assassinado, sem a menor preocupação em diminuir seu pânico e dor. Os indianos reverenciam as vacas e as deixam transitar, com prioridade, nas suas turbulentas ruas. Chineses comem carne de cachorro com a mesma normalidade com que comemos pão francês. Baratas, ratos e pulgas também teriam o "direito" à vida, mas nós, na qualidade de juízes de última instância, os vemos como nocivos (em parte até são mesmo) e decretamos sua morte sumária, sem direito à defesa. Imagino uma sociedade que adote os ratos como animais de estimação e considere os gatos e cachorros como seres abomináveis, nojentos e execráveis. Assim as famílias manteriam seus camundongos em casa, tratando-os com o bom e o melhor. E se, por acaso, cruzassem com algum Totó pela rua, não teriam o menor pudor em trucidá-lo imediatamente e todos aplaudiriam sua atitude de pé, inclusive ajudando no massacre do bichinho. Ou não?

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 17/07/2020
Código do texto: T7008478
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.