14 DE JULHO
Está registrado na história que num dia desse no ano de 1789 os franceses, que até então estavam vivendo à míngua, explorados pelos nobres que mantinham o rei Luis XVI e toda a família real numa “bolha social” completamente apartados da real situação do povo, partiram para o tudo ou nada, invadiram a prisão – Bastilha¹ – e em julgamentos sumários, decapitaram toda a classe dominante.
A célebre frase de Maria Antonieta “se não têm pão, por que não comem brioches? ” Trata-se da prova cabal da completa e trágica ignorância da rainha quanto a verdadeira situação do povo que gritava, nas portas do palácio, contra a fome generalizada.
Hoje, 231 anos depois, nós brasileiros estamos vivendo situação política semelhante.
Os políticos “esqueceram” que são nossos empregados e criaram a bolha social em Brasília, completamente apartada da realidade, onde o dinheiro DO PÚBLICO é gasto sem nenhum constrangimento em rega bofes com medalhões de lagostas, regadas a vinhos tetra campeões, viagens internacionais de primeira classe ou domésticas em aviões da Força Aérea, também para levar o cachorro ao veterinário, gastos astronômicos com assessores, copeiros, garçons, carros oficiais com motoristas 24 horas por dia, sete dias por semana e até “valete de chambre” para ajustar a toga aos honoráveis ombros ou puxar o assento para os sicários oficiais da nação.
São preocupantes a morosidade da justiça e a fragilidade das interpretações da lei quando o réu é influente ou tem dinheiro bastante (geralmente desviado dos cofres públicos) para prolongar ad aeternum os processos e também o aparelhamento ideológico do parlamento que, via de regra, privilegia a classe dominante oligopolizada e “esquece” o prazo de tramitação das mensagens que visam o benefício imediato da maioria ou sistematicamente engaveta quaisquer ações que visem alterar o status quo.
Não temos a fome que motivou as ações daqueles franceses, porque salvo alguns bolsões de miséria absoluta, temos produção de alimentos de tal ordem que jogamos no lixo, literalmente, 40% dos hortifrutigranjeiros que produzimos, mas estamos sofrendo dos mesmos males sociais, portanto está na hora da guilhotina ser acionada outra vez.
GLOSSÁRIO
Bastilha – forte construído em 1370, no reinado de Carlos V, foi depois transformado em presídio para onde eram levados os contrários ao sistema.