BORIS FAUSTO SEMEIA IDEIAS

Sêneca

Uma aula de História pode parecer chata para alguns, divertida á outros tantos que desejam seguir pelo caminho das grandes descobertas. Por hora apresenta - nos como uma aventura entre o real e a fantasia interpretados de modo diferente. Basta aceitar de bom grado um passeio pelo dia de ontem, ainda que esse ontem esteja distante, guardado no baú da vovó. Pode - se unir o útil ao agradável.

Quem nos ensina é Boris Fausto 'professor a moda antiga' invejado por muitos de menos idade, aspirantes do vosso brilhantismo derramado no campo da educação. Sábio ou não explica como ninguém questões de 'primeiro item' dentro da história moderna. Convida alunos e interessados no assunto a percorrer, sem pressa, pela ala dos grandes feitos, sem desprezar as coisas pequenas, que ilustram o Brasil-raíz. O país de 500 e tantos anos ainda 'não bulido' em certos aspectos históricos e naturais. Um passado que caminha a passos largos de encontro com o presente. A sabedoria popular por mais sádica ou acertada deixa alguns pontos no escuro que precisam de serem repensadas no seu todo/parte. E como dizem por aí 'quem vai na frente bebe água limpa' não duvidemos do velho ditado.

O historiador (em comento) alimenta a ideia de partilha. Pegar um tantinho de um, um tantinho de outro e, quando menos se espera, chegar ao destino 'dantes visto'. 'Não basta saber é preciso ter certeza'. Parece - nos, ainda, um 'adivinha', sempre pronto a 'desvendar' fatos que parecem óbvios. O prestígio não lhe arranhou a humildade. Possuí 'fino trato' no falar mais ainda no responder dada à sua espertice nos anos e anos dedicados ao estudo acurado desta matéria interdisciplinar. Torna - se um dos educadores mais respeitados e comentados do nosso tempo.

Thiago Valeriano Braga

Thi Braga
Enviado por Thi Braga em 13/07/2020
Reeditado em 13/07/2020
Código do texto: T7004321
Classificação de conteúdo: seguro