Ativando as Lembranças

CONTINUO me refugiando nas lembranças, prospectando o passado, ativando a memória. Só que esse exercício às vezes emperra, fica faltando uma peça, um nome, um ponto de referência, dá branco total, tipo Omo. Com certeza cada pessoa tem a sua maneira própria de ativar suas lembranças, de tentar visualizar seu passado, lembrar causos... Eu sei que os álbuns de fotos ajudam, mas prefiro s músicas, tocou uma do passado logo me vem à mente um fato, um acontecimento. Também s comidas me fazem lembrar o passado, além dos filmes antigos. Mas, repito, às vezes nada funciona e ficamos tristes, as, de repente, poke! ficamos on line como passado, não raro parece que estamos vendo um filme. Juro.

Esse exercício das lembranças está e ajudando neste isolamento. Mas de tanto contar causos passados fhas e netos já estão reclamando, rssss.

Sempre que procuro ativar a memória eu recordo romance de Proust, "No Caminho de Swann". Há uma parte que ele está tentando reconstituir suas lembranças e não consegue, fica cansado, então lhe dão uma xícara de cháe uma bolachas Madeleines (aquelas bolachas grandes), ele molha no chá, sente o cheiro, belisca sente o gosto e, poke!, começa a relembrar o passado. Vou transcrever um trechodesse episódio:

"...E como nesse jogo em que os japoneses de divertem mergulhando numa bacia de porcelana cheia de água pequenos pedaços de apel até então mergulhados, se estiram, se contorcem, se diferenciam, tornando-se flores, casas, pessoas consistentes e reconhecíveis, assim agora todas as flores do nosso jardim e as do parque do sr. Swann, e as ninféias do Vivonne, e a boa gente da aldeia, e sus pequens residências, e a igreja,de toda Combray e suas redondezas, tudo isso que tomou foma forma esolidez, saiu, cidade e jardim, da minha xícara de chá". BINGO.

Agora vou tomar mu chá mate e mergulhar nele uma bolacha Maria. Sóvai rindo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/07/2020
Código do texto: T7000705
Classificação de conteúdo: seguro