Papo de Quiabo

PREFIRO não tratar do assunto de ontem nas manchetes da mídia e comentários nas redes: o teste que deu positivo do presidente (nem do comercial dele sobre a cloroquina). Lamento como lamento o acontecido com todos os infectados e ainda mas, muito mais, claro, pelos que morreram, além de de lamentar e me revoltar com os diziam que essa praga maldita era apenas uma gripezinha. Lamento, portanto, por todas as vítimas do coronavírus, sejam poderosos ou simples cidadãos.

Bom, mas neste papo de quiabo (como um amigo apelida minhas maltraçadas) quero toar num assunto tipo pitaco de véio caduco. É que sempre disse e repeti que inteligência é um vocábulo usando de forma meio elitista e por isso mesmo está se banalizando.Sempre achei que é algo relativo. Para mim mais importante que inteligência é se destacar a habilidade. Acho qu ela é o molho e o diferencial de todo artista e de todo profissional talentoso. Prefiro avaliar as pessoas pelas suas habilidades.

Pessoalmente sempre tive uma maneira de avaliar a habilidade (que éa inteligência e o talento) , a criatividade e capacidade de alguém vendo como essa pessoa executa o seu ofício, a sua arte,a sua profissão. Vou citar um exemplo meio fora da curva. Certa feita assisti a um jogo entre o Botafogo do Rio contra o Santa Cruz do Recife. Foi nesse jogo, logo no início, que o lateral-esquerdo do Santa, Ilzo, maldosamente deu uma entrada violenta em Garrincha e contundiu. Perdemos de ver Mané jogar. Mas não Garrincha que desejo realçar ma Didi, o inventor da "Folha Seca", o Príncipe Etíope de Rancho, como o apelidava Nelson Rodrigues.Didi não jogou uma grande partida, mas deu uns passes de profundidade que pagaram o ingresso. Mas oque achei arretado era amaneira delicada e carinhosa como ele pegava na bola com as mãos quando ia ajeitá-la para bater uma falta. Parecia que estava pegando numa joia rara, num biscuit, acariciando a mulher amada (a dele Gagmar era linda). Era impressionante. Por isso era um grande craque. Da mesma forma sempre avaliei diversas profissões, por exemplo as cozinheiras. Vou citar duas que conheci. A primeira quando pegava um num pedaço de carne de segunda, tratava e cortava com tanto carinho e cuidados que transformava a carne de segunda em filé; a segunda pegava um filé e desajeitada transformava em carne de segunda. Isso vale para o músico, pintor, escultor, médico, mecânico e o escambau. Quem define otalento é a habilidade, que chamam de vocação.

Vou ficando por aqui achando que meu papo de quiabo está meio confuso, tamb´m, pudera!,não tenho nenhuma habilidade manual, não troco uma lãmpada, não consigo nem digitar computado, sou como acozinheiraque pega o filé e transforma em carne de segunda. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/07/2020
Código do texto: T6999719
Classificação de conteúdo: seguro