Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

QUEM DISSE QUE A PRAIA É DE VOCÊS?

Por (@andreaagnus)
.
Cresci vendo aquele mar verde esmeralda acariciando as areias da praia. Paradisíaco, como uma pintura de Deus. Na minha memória, cada mudança natural na paisagem: a Pedra do Costa a se mostrar no formato de uma mulher deitada em alto mar; a Pedra da Sereia imponente em frente as falésias, afastada da colônia de pescadores e tantas outras esculturas, a se revelarem em uma simples caminhada, que fica difícil conceber aqueles tratores rasgando a areia e enchendo a orla de pedras que não pertencem a Icapuí.
.
Aquelas pedras não tem um nome. São apenas estruturas empilhadas para evitar um processo iniciado por nós. Em algum lugar muito distante daqui, calotas derretem no oceano e por isso, em dias de maré alta, o mar quebra revolto. Mas, não é o mar que mata. Muito menos é ele que agride. Os agressores somos nós!
.
Quem disse que a praia é de vocês? O governo gastaria bem menos dando recursos para que fossem construídas novas casas um pouco mais afastadas da orla. Bem sei, que a maioria dos terrenos dos habitantes dessa linda cidade do Ceará começam no alto da serra e termina cercado próximo ao mar. Minha sugestão é que façam um ritual funerário e digam adeus a velha casa de vocês. Deixem em paz as brancas areias, deixem em paz as arraias que nadam a beira mar e os manatis que descansam na barreira de corais.
.
Erosão costeira é apenas um nome pomposo para um movimento de um rei imponente, muito maior que todos nós, o mar é mais poderoso e um dia ele tomará o que é dele de direito. Cada pedra que colocamos para segurá-lo representa uma vida marinha que extinguimos com nossa destruição humana.
.
07 de julho de 2020.

Andréa Agnus
Enviado por Andréa Agnus em 07/07/2020
Reeditado em 07/07/2020
Código do texto: T6999151
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre a autora
Andréa Agnus
Fortaleza - Ceará - Brasil, 38 anos
49 textos (1149 leituras)
9 áudios (271 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 12/08/20 21:54)
Andréa Agnus