O DESCONFORTO DA DIFERENÇA

Toda diferença gera desconforto sim. Toda limitação leva a observação. Quando a pessoa tem algo limitante ou difere da maioria de seu convívio ela vai se sentir de alguma forma excluída.

A primeira luta não será com o sentimento do outro, e sim com o seu sentimento.

O exercício de auto aceitação pode ser bem tranquilo quando o seu convívio não reforça as diferenças.

Hoje quando encontramos um deficiente com dificuldades perguntamos a ele se deseja ajuda. Porque ele pode se sentir ofendido com sua voluntária disposição.

E assim fomos perdendo a nossa delicadeza em servir. Ao prestar atenção na limitação do outro nos tornamos mais sensíveis. Afinal ele é onde costumo me enxergar.

Esse sentimento de superioridade que chamamos de preconceito nasce aqui. Quando olhamos o limite do outro e o colocamos apenas como o seu limite.

O limite vai além do que damos conta de enxergar. E a minha pequena visão pode sufocar o que posso aprender e conviver.

Todos podemos aprender, todos podemos compreender. Porém a pior dificuldade que deveríamos encontrar é a de não suportar.

O acusador acha que ele tem sempre razão. O cínico olha o outro com torpe visão. O chato está pronto a incomodar. E tem sempre alguém disposto a suportar.

O grande desafio é descobrir seu valor. Não aquele valor que o outro te dá. Mas o seu valor. O valor que o Criador te deu, por isso está conosco.

Olhar para si mesmo sem aupiedade e ver no outro a possibilidade de também chegar lá.

Ignorar olhares não é fácil, fingir não ouvir comentários é doido, mas isso pode também te ajudar a se superar.

Observe no seu convívio se alguém se excluí, verá que tem muito mais preconceito lá do que possas imaginar.

Se avalie em como observa as diferenças e se veja diante das suas limitações e saberá que dor está no ar.

A sua avaliação de si mesmo poderá ser a chave para um novo comportamento chegar.

Deus escolheu você para estar onde se encontrar. Então ali é o lugar onde precisa melhorar. E se você é daqueles que está sempre de braços abertos parabéns entendeu porque aí está.

Porque o maior desafio é ser gente como gente e ver o outro como a quem devo respeitar.

Até a próxima...

Leticia Carrijo
Enviado por Leticia Carrijo em 05/07/2020
Código do texto: T6996498
Classificação de conteúdo: seguro