SENTINDO A PRESENÇA DO AUSENTE

Em época de distanciamento, sempre é bom

descobrir como alguém que não está conosco,

pode estar presente, mesmo que ausente...

Osculos e amplexos,

Marcial

SENTINDO A PRESENÇA DO AUSENTE

Marcial Salaverry

Na realidade, pode parecer um enorme contra-senso, falar-se na presença de quem está ausente, pois, se alguém não está a nosso lado, nunca poderá estar presente, mas sim, ausente. Parece mesmo muito ilógico dizer-se uma coisa dessas, embora sempre se pode sentir que realmente acontece, e para tanto, basta não nos esquecermos de que tudo é questão de interpretação, dependendo de como vamos encarar a vida. É fácil sentir "a presença do ausente". Basta que o tenhamos no pensamento, no coração. Alguém de quem gostamos, e que não temos ao nosso lado, por exemplo, é uma presença que, embora ausente chega a ser sentida, tão forte é o sentimento que nos une a esse determinado alguém. Essa relação de amor pode ser entre namorados, amantes, amigos, pais e filhos, irmãos. Enfim, basta que haja muita afinidade entre os ditos ausentes, e a propósito, um jovem chamado Leonardo da Vinci, disse:

"Para se estar junto,não é preciso estar perto. E sim, estar dentro. Dentro do coração!"

Sábias palavras essas, pois quantas vezes podemos combater a saudade que normalmente sentimos dos entes queridos que estão longe, sentindo-os dentro do coração, mesmo considerando que sempre fica aquele gostinho de "quero mais", desejando que a pessoa esteja ao lado, que possamos tocá-la, olhar nos olhos, ver ao vivo e a cores como está passando. Mas se essa proximidade física não é possível, a proximidade anímica o é. Convenhamos que a proximidade distante chega a ter suas vantagens, pois elimina o perigo de certas divergências que surgem quando estamos juntos. Tudo depende de como se encara a vida, de como saber conviver com a espiritualidade.

Contudo, se essa presença física fica difícil por diversas razões, a saudade pode ser amenizada pela "presença interior" dessa pessoa, e mesma coisa pode ser dita dos "conhecimentos virtuais", de amizades feitas mesmo que à distancia, que pode ser eliminada pela "presença ausente..." Amizades assim começam como quem não quer nada. Trocam-se e-mails, conversa-se amenidades, de repente vão descobrindo que existem muitas afinidades, maneiras idênticas de ver a vida, ficando claro que isso não quer dizer que haja um romance entre esses amigos. Quer dizer, sim, que existe uma grande amizade entre ambos. Algo que pode ser um resgate de um passado remoto, de outras vidas, quem sabe?

Essa amizade que surge, é um dos casos mais evidentes da "presença do ausente". Não é necessário o conhecimento físico, para que ela se desenvolva, e para que exista essa afinidade, basta que as idéias se cruzem. Basta que tenhamos presente que nem tudo é como queremos, e que tudo é um presente da vida.

Mesmo que surja o amor. Como a amizade foi assim vivenciada, o amor também poderá sê-lo. Tudo é questão de se usar a imaginação. E é muito romântico esse amor à distância... Pelo menos evitam-se as brigas que acontecem entre os namorados.

O ideal seria ter a nosso lado todas as pessoas de quem gostamos. Mas isso é praticamente impossível. Antigamente era bem mais fácil fazer-se essas enormes reuniões de família, de amigos. Falava-se muito nas famosas reuniões de "antigos alunos". E conseguiam juntar pessoas que não se viam há décadas, e isso é algo que infelizmente hoje não existe mais. São cada vez mais raras as clãs familiares. Reuniões de amigos então, são mais complicadas, pois geralmente acabam em confusão. A vida mudou bastante os hábitos. A comunicação virtual praticamente eliminou esse tipo de reuniões... Até mesmo as reuniões de trabalho agora são feitas por vídeo conferencia, e os colegas de trabalho não mais se encontram, isso tudo mudou com as facilidades encontradas nas comunicações, fica muito mais fácil fazer-se um Cco para se falar com os amigos, do que reuni-los para um papo informal.

Como nós por exemplo, e não é que acabamos nos tornando bons amigos, e assim, somos presenças ausentes, e então, juntos ainda que distantes, vamos nos dar as mãos, mentalizarmos um caloroso abraço e um beijo na testa, desejando-nos UM LINDO DIA, que poderá ser repetido por todos os dias que ainda estão por vir em nosso porvir...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 03/07/2020
Código do texto: T6994781
Classificação de conteúdo: seguro