Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
QUERO TELETRABALHO NO NOVO NORMAL

A pandemia é uma enorme tragédia, entretanto, teve uma consequência boa para milhões de pessoas: forçou-as a viver um pouco com o teletrabalho, ou home office. Afastaram-se as lendas, muitos descobriram que não é coisa de vagabundos, que pode ser eficiente e produtivo trabalhar ou estudar em casa. Eu já conhecia o sistema, e só posso dizer que quero o teletrabalho no novo normal, quero que continue quando acabar a pandemia.

Longe de mim acreditar que todos pensam igual e que todas situações são as mesmas. Com certeza há pessoas que não se adaptam, não há nada de errado nisso, e também há serviços que perdem muito. Acredito no bom senso, na dosagem correta que diferencia remédio de veneno. E cada um deve ajustá-lo à sua situação. Se para uns pode ser todos dias, para outros pode ser poucas vezes por ano, ao menos quando estiverem doentes, quem sabe aprendemos a trabalhar sem contagiar os outros.

O meu trabalho se adapta perfeitamente, posso dizer sem exagero que daria perfeitamente para passar meses sem ir ao escritório. Eu vou adorar se o órgão público em que trabalho topar este sistema. Ainda que eu trabalhe muito mais horas, prefiro mil vezes isso do que desperdiçar minha vida no trânsito.

Eliminar deslocamentos tem enormes vantagens para as pessoas, que gastam menos com transporte, para as cidades , que têm menos poluição e para os empregadores, que podem ter espaços de trabalho menores.

O grande ganho é o mais precioso dos recursos, o tempo, que só se pode usar uma vez. Nada trará de volta o tempo em que se fica preso no trânsito, ou o espaço em que ficou longe de sua família e do seu lar. A flexibilidade de horários é bárbara, você tem muito mais liberdade em casa, pode começar mais cedo ou mais tarde, trabalhar de dia ou de noite, dia de semana ou fim de semana e no final entregar muito mais produção.

Se você gosta de contato pessoal, de estar junto com as pessoas, sem problemas. Nada impede de você colocar alguns dias de trabalho presencial e outros de teletrabalho em sua vida. Ter a possibilidade de optar por um ou outro sistema e mudar o arranjo conforme a situação exigir é uma liberdade, uma qualidade de vida que simplesmente não se concebia antes.

O que mais espero é que este tempo de teletrabalho abra mentes, que as pessoas entendam que trabalhar em casa ou no escritório são opções e que podem ser negociadas entre as partes, empregador e trabalhador.

Quanto mais estas negociações forem pessoas, olho no olho, chefe e subordinado, gente que se conhece, maiores as chances de se chegar a bons acordos. Porque se deixar os governos se meterem para criarem leis de como deve funcionar, as chances de ficar ruim aumentam exponencialmente.
Paulo Gussoni
Enviado por Paulo Gussoni em 02/07/2020
Reeditado em 03/07/2020
Código do texto: T6994360
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
Paulo Gussoni
Santana de Parnaíba - São Paulo - Brasil
118 textos (7454 leituras)
19 áudios (265 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/09/20 00:53)
Paulo Gussoni