NOVELOS DA CHINA

Tear

Lembro - me da Rua 'Novelos da China' um tanto escondinha atrás de enormes galpões alguns desativados pela falta de mão de obra ou dinheiro suficiente para pagar gente 'nesse ou naquele serviço'. Onde fica? No popular bairro Armênia mais ou menos 300m da estação da CPTM - SP. Via de mão dupla para quem 'vem e vai' dobrando a esquerda no cruzamento com a Avenida do Estado importante linha expressa da zona leste da capital paulista.

O nome da rua me chamou por demais atenção.. Nome de livro ou coisa parecida (pensei). Cheguei à conclusão de que aquele lugar cedia espaço à pequenas firmas dedicadas ao trabalho minucioso de tecelagem. Dito e feito. 'Mini - empresas' do ramo têxtil a exemplo de oficinas de 'corte e costura' empregou muita gente. 'Empregou' verbo conjugado no passado. Tecelões mais velhos ensinavam aprendizes de tecelões no oficio de juntar as pontas e das pontas dá o nó. O capricho se repetia todas as vezes que a experiência era colocada em prática com máximo solicitude. Algo formidável capaz de atiçar nossa imaginação

Essas mesmas fábricas trabalhavam em regime familiar. Algumas fugiam do imposto e da 'carteira assinada' preferindo 'ficar no escuro' e/ou na informalidade (como dizem). Seria o popular 'por baixo do pano' ditado esse que ilustra nossas colocações. O certo é que a 'Novelos da China' tinha - hoje menos - essa linda referência: ponto dos tecidos e aviamentos. Não vi mas talvez tenha tido a famosa 'poliéster 100% algodão' macia e fofinha como nenhuma outra. Donos de comércio compravam 'Linha Gabrielinha' mais barata ou caixinhas de agulhas/alfinentes sem ao menos levarem sacolas para guarda do produto. Tudo ou quase tudo naquele 'jeitinho brasileiro'. Agora parece uma rua qualquer sem nada de especial. Apenas trânsito de gente e carros a toda hora colorindo aquele pedaço nervoso da cidade.

Haja vista o número de imigrantes na região o endereço ficou bastante conhecido especialmente pelo fácil acesso: próximo ao metrô. 'Esse' não passa desapercebido graças ao tamanho modular que ocupa uma quadra e meia cercado por grades de ferro. Merece destaque a 1° Igreja dos Armênios fitando a enseada dos modestos burgos. Dali em diante seguem linhas de ônibus inter-urbano para Ipiranga, Luz, Vila Ema, Mooca, dentre outros.

ista: @thii.braga

Thi Braga
Enviado por Thi Braga em 01/07/2020
Reeditado em 01/07/2020
Código do texto: T6992776
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.