Desenhando (18.04.2015)

Escrever... Algumas pessoas acham que é o simples ato de pressionar a caneta ou o lápis no papel, mexer em alguns padrões que aprendemos no maternal; ou que é somente sair apertando várias teclinhas com letras desenhadas que vão aparecendo na sua frente, formando várias palavras e frases.

Não!

Por trás das palavras que lemos em livros, contos, crônicas e, até mesmo, em textos informativos, existe todo um universo composto pelos pensamentos do autor na hora em que estava redigindo tal texto. As palavras são apenas uma das maneiras que o ser humano encontrou para expressar seus sentimentos e emoções, opiniões também. Escrever é o dom de desenhar com as palavras, o dom de fazer gerações se encantarem com a mesma história, de fazer várias pessoas imaginarem uma paisagem diferente em um mesmo livro.

Nunca aprendi a desenhar direito em toda a minha vida. "Desenhe uma pessoa" + lápis na minha mão = Começo a fazer um traço; no final deste, dois outros apontando em direções diferentes; no meio do traço maior, mais dois tracinhos seguindo a direção dos de baixo e, no início do traço maior, um círculo.

Viu? Aposto que você pensou naqueles bonecos de palitinho. Agora se eu disser: "Seu rosto era pálido, assim como o de qualquer pessoa que morava naquele país, tingido de rosa pelo frio. Os olhos verdes a capturavam de tal maneira que ela não conseguia olhar para outro lugar; ele usava os cabelos morenos levantados em um topete meio triangular e meio bagunçado no topo da testa...".

Imaginou uma menina olhando para o rosto de um menino que ela gosta? Tenho quase certeza de que foi isso. Tá vendo, desenhei duas coisas usando apenas... Palavras!

Paulia Barreto

Paulia Barreto
Enviado por Paulia Barreto em 27/06/2020
Reeditado em 10/07/2020
Código do texto: T6989648
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.