VIADUTO SANTA IFIGÊNIA

Alça de acesso

Desça o largo de São Bento e verá com seus próprios olhos: um cartão postal da cidade de São Paulo. Quanto capricho no ajuntamento de material para definição da ponte que marcou época. 'Pontinha' da história bem alicerçada que nunca nos causou surpresa dada a sabedoria da gente brasileira.

Onde começa? Entre risos, apertos de mãos, lembranças.. Uma rua, seja 'velha de idade' ou 'novinha em folha' entrega - nos algo para ser percebido diante das mudanças temporais que natural e invariavelmente hão de colori - la. A capital paulista, em particular, guarda tantas e tantas coisas adormecidas no silêncio de dias comuns. O grito de presença depende d' algum curioso pronto ou quase pronto a conhecer sua realidade - raiz. Nada de pôr uma pedra em cima.

Pessoas contam pessoas que justificam o crescimento do lugar donde vivem. Deixam ou querem deixar as marcas do vosso trabalho tido em obras/construções que resistem no tempo. O Viaduto Santa Ifigênia é um exemplo clássico disso! A passarela feita a base de ferro (opaco) para travessia de pedestres cinge dois tempos: passado e presente. Os dois corrimões na cor amarelo desenham 'pérgolas' imitando pequenas chacarinhas típicas do século XXI. O que é senão o gosto artístico expresso em figuras?! Herança mais do que bela digna de uma 'boa olhada' de canto a canto.

A ilusão, muitas das vezes, toma a forma de remédio doce, cujo sabor desaparece, rapidamente, para não mais voltar. Mas, com a nossa personagem a realidade é diferente, ou melhor 'estridente', conservando o brilho de sempre. Uma ponte que devolve ao estado de São Paulo a sua principal identidade: PATRIARCA.

Thiago Valeriano Braga

Thi Braga
Enviado por Thi Braga em 07/06/2020
Reeditado em 07/06/2020
Código do texto: T6970317
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.