O DESAFIO DA VIDA
O celular cantarolou enquanto eu me confabulava silenciosamente com uma receita de bolo de banana, que agora está no forno, ao passo que aqui vos escrevo. Um colega conhecido desde a quinta série do ensino fundamental – famoso pelo seu gol de placa que estraçalhou certa vez impiedosamente a vidraça do armário de troféus do Nagem Abikahir – me chamou em ligação para uma conversa de novidades, da saúde e sobre a vida. Durante nosso papear a respeito dos percalços da vida fiquei a filosofar por um instante com a cachola mais receptiva no dia de hoje. Pensei comigo “a vida é uma constante e eterna luta contra a morte”. A morte a que me refiro neste caso seria despedida de algo, o fim de um ciclo, o encerrar de uma relação, essas coisas a que estamos habituados no cotidiano.
A vida é provocada a todo momento desde o nascimento, enquanto o nosso organismo goza de pleno funcionamento. Quando ainda criancinhas, a vida nos desafia a ficar de pé se quisermos explorar o mundo. Mas tudo nessa existência é fruto de um processo que pode demorar ou pode ser rápido, depende de uma infinidade de variáveis. Essa leva de experiências infantis de um desenvolvimento motor é uma representação do significado do que é o desafio da vida. Um caminho de altos e baixos, de persistência, dedicação, labuta e, lógico, de um merecido descanso depois de muito gasto de energia na tentativa de explorar o desconhecido e sair da zona de conforto. A máquina precisa repousar também, ter seu merecido recarregar de baterias para uma próxima aventura de ir além. Após uma voltinha pelo universo infinito de Morfeu todos os obstáculos e provocações são novamente colocados nas estradas da vida para novas histórias de superação, mesmo a vida sendo um fardo muito grande. Mas, não há o que temer nessa jornada. Somos “crianças” valentes, “pra frente” e enérgicas. Existem pessoas que nos encorajam a todo instante nessa luta pela “sobrevivência”, pois assim é a vida em construção e desenvolvimento. O que não podemos é desistir sem tentar. E mesmo na desistência, um outro caminho de luz nos abre a possibilidade de lutar novamente. Sempre foi assim, sempre será. Sempre há uma solução para um problema.
Ah, o bolo massudo acabou de sinalizar ao meu olfato que ele se encontra assado ao ponto. O desafio do bolo também é um desafio da vida, no qual, entre erros e acertos, consigo melhorar minhas habilidades culinárias e garanto minha sobrevivência isolado e solitário durante esse período de quarentena.