Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto




Meu encontro com Ariano Suassuna!


Levantei-me há pouco para comer algo leve e fazer "Pilates", em função de uma bendita dor nas costas que me acompanha, insistentemente, há uns 3 anos.

Ao olhar o celular, vi um post engraçadíssimo sobre Ariano Suassuna (como sempre genial!), presente de um amigo querido de Recife, dos tempos do curso de Economia da UFPE: o Vladimir Lima.

Então... lembrei-me com carinho do primeiro e único encontro que tive com o genial escritor paraibano: foi no apartamento de um tio-avô... João Suassuna de Melo Sobrinho.

Tio João Suassuna, irmão de meu avô materno, saiu de Pio IX (PI) e foi brilhar em Pernambuco, tornando-se intelectual e escritor de grande prestígio. 

Ficou amigo e interlocutor de vários artistas e escritores de sua geração, dos quais lembro: Sivuca (sanfoneiro e instrumentista dos bons!), Ariano Suassuna (um dos maiores escritores deste país), além do escritor-contista-matemático Júlio César de Mello e Sousa, conhecidíssimo pelo pseudônimo "Malba Tahan"
.

Com Ariano, o tratamento que se davam era de "primos". Confesso que não sei se tinham mesmo parentesco ou se o sobrenome comum e as afinidades pessoais, os levavam aos afagos costumeiros.

Voltando à narrativa, lá no encontro com Ariano Suassuna, naquele instante, não valorizei o que presenciei. INFELIZMENTE!

Além da pouca idade (por volta dos 17), não sabia quem era aquele simpático e falante amigo de meu tio... muito menos que estava diante de genial escritor, palestrante, conferencista, etc... Autor de vários textos maravilhosos, albergados no panteão da literatura brasileira.

O mais conhecido deles... "O Auto da Compadecida", foi transformado em peça de teatro e no filme brasileiro mais reverenciado nos últimos 20 anos... ganhador de vários prêmios em terras brasilis e no exterior.

O rubro-negro Ariano (apaixonadíssimo pelo Sport Club do Recife) tinha uma particularidade interessante: era dono de um humor fino e cáustico, capaz de divertir e manter acesa qualquer plateia de estudante ou de intelectuais. A crítica que fez sobre a "preferência nacional da banda Calypso" é antológica. Destaco, ainda, célebre entrevista concedida a Jô Soares... verdadeira aula de brasilidade e inteligência!

Esse humor mordaz de Ariano é presente em seus textos mais conhecidos... aliás, extarordinários e inconfundíveis, pelo estilo único.

Atualmente, é uma das minhas referências literárias e o coloco no mesmo patamar de outros monstruosos escritores nordestinos, da estirpe da cearense Rachel de Queiroz, do baiano Jorge Amado ou do alagoano Graciliano Ramos.

Do encontro no apartamento de meu tio, lembro vagamente que Ariano conversava e contava muitos "causos"... e dava muitas gargalhadas.

Meu tio, mais reservado, sorria contido... às vezes, gargalhava a valer. Hoje, lá no "Alto do Céu"... Ariano e João Suassuna devem "bater um bolão"... divertindo-se sobre coisas pitorescas que veem na terra.

À guisa de informação, tio João Suassuna elaborou projetos para implantação de várias faculdades em Pernambuco, Ceará e Piauí... aqui, em Teresina, juntamente com o professor Chico Gabriel (de Floriano), foi idealizador do CESVALE, primeira IES privada do Piauí, criada em 1985.

Tio João me deu o primeiro livro que ganhei na vida: O Pequeno Príncipe, de Saint Exupéry. Foi, também, quem me despertou a paixão pela sala de aula. Devo exclusivamente a ele!!!

Além de dentista, professor, intelectual, consultor educacional... era um boêmio inveterado: eterno apaixonado pelas mulheres!



 
Post Scriptum



Crônica reeditada (2018)







 
Aluízio A C Amorim
Enviado por Aluízio A C Amorim em 28/05/2020
Reeditado em 28/05/2020
Código do texto: T6960361
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
Aluízio A C Amorim
Teresina - Piauí - Brasil
153 textos (44665 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 27/09/20 22:33)
Aluízio A C Amorim