FORMANDO PARA A VIDA
Se as memoráveis fotografias nos vissem hoje e falassem com uma voz imponente e cheia de sabedoria, nos diriam “Uau, como você está evoluindo!”. A vida é um grande álbum de fotografias em construção e as histórias que transcendem essas imagens da vida são o playground dos cronistas e também das simples gentes contadoras de causos.
Embrenhado nessas imagens do cotidiano, espalhadas por bons espaços no guarda-roupa, mais uma vez rememoro à minha gloriosa formatura no curso de graduação de Engenharia Florestal. Esse foi um evento muito marcante em minha vida depois de cinco anos labutando pelos universos multidisciplinares do curso. Uma “virada” mal dada no capelo, devido ao estranho ajuste, agora me transformara em um Engenheiro Florestal de fato. A formação acadêmica, com todos os seus trejeitos, conhecimentos técnicos e intelectualidades, ainda não é uma forma completa do “eu” profissional.
Uma fotografia em especial – de um braço enrugado pela velhice estendido insistentemente por longos minutos – me mostra que existem também as doses de carinho, ensinamentos e ações solidárias, obtidas do seio familiar, que se misturam aos talentos e virtudes apanhados da formação superior. Nessas interseções de mundos distintos procuro pincelar um caminho de boas relações, de dedicação ao trabalho e de plantar com muito amor os valores e as sementes que farão do meu país um exemplo mundial. Não é uma tarefa fácil, os caminhos são algumas vezes tortuosos, cheios de armadilhas, mas com a sabedoria desenvolvida – nos percalços da interseção – é possível transformar os obstáculos em um motivo para seguir em frente.
Hoje sou mestre e doutor em Ciências Florestais, mas não abandonei os principais pilares da minha vida. Eles me sustentam inabaláveis nessa vida em formação. Ah, essas fotografias adoram dialogar comigo.