CAVALO PARAGUAIO
Cavalo Paraguaio é uma gíria do futebol para designar um jogador que aparece e desaparece em pouco tempo do cenário. Ou seja, muito se espera dele, mas ele não atende às expetivas. Foi assim com um cavalo, que diziam ser paraguaio, numa corrida há muitos anos atrás em Pernambuco. O futebol está cheio deles, e os grandes incentivadores são pseudo-empresários. Conseguem verdadeiras fortunas por jogadores sem nenhum histórico, e sem condições de dar os devidos e esperados retornos no campo. Posso citar alguns exemplos, mas seria prejudicial à carreira dos mesmos. Portanto, caro leitor, limite-se a observar, você que conhece futebol, e veja os valores pagos por atletas que jamais produziram resultados para seus clubes. Assisti pela TV à final da Eurocopa 2016, e vi o Cristiano Ronaldo no banco, por contusão precoce, torcer, se rasgar, quase entrar em campo para ajudar seus companheiros. Ele, um craque verdadeiro e genuíno, que poderia ficar tranquilo pela grana que recebe, estava preocupadíssimo com a performance portuguesa em campo. E um tal de João Félix, valorisadíssimo, não estava nem aí. Este sim, um autêntico e puro-sangue cavalo paraguaio. Que os clubes possam analisar estas compras, ou então nem tanto, pois é um das formas de lavagem de dinheiro mais utilizadas. Vai ver que estou completamente errado ou equivocado. Nada acontece como se vê. Mas na Idade do Engano e das fakes, tudo pode acontecer.