Sobre a quarentena #1*

Ir para conteúdo

Inicial

Sobre O Cronista Inútil

Contato

15 de abril de 2020 Jefferson Farias

Editar

Sobre a quarentena #1

A romantização da quarentena acabou.

Já existe uma angústia que ronda a todos que possuem algum apreço pelo social, pelo coletivo ou pelos que se entediam facilmente consigo mesmos.

Há também os que apenas sentem falta da família e amigos. Têm saudades da vida de antes.

No meu home office, que por sinal mais parece “home” do que “office”, sigo executando minhas rotinas normalmente mas sem o ônus de me deslocar mais de quarenta quilômetros por dia. Sendo bastante sincero, ainda não consegui sentir falta do escritório. Eu já trabalhava sozinho então é tudo muito parecido. É muita sorte minha.

Em todo lugar as pessoas dizem palavras de esperança de dias melhores, dias normais. “Logo isso vai acabar e vamos poder nos encontrar”, “quando tudo isto acabar vamos comemorar muito”. Quando tudo isso acabar…

Especialistas de vários países dizem que não vai ser assim. Não haverá “o” dia em que isto tudo vai acabar. Um estudo da Universidade de Harvard diz que haverá quarentenas oscilantes até pelo menos 2022, ou seja, haverá períodos menos e mais restritos de circulação e a aglomeração de pessoas por mais dois anos, no mínimo.

É um tempo considerável. Será um sacrifício muito considerável. Um sacrifício que muita gente não está disposto a fazer ou simplesmente não tem condições de fazer.

A romantização da quarentena acabou. Os tutoriais de bolos, comidinhas saudáveis, exercícios bacanas e dicas sexuais esgotou em um mês. Ninguém mais quer saber disto. As pessoas querem suas vidas de volta e rápido.

Não vamos cometer o erro de também romantizar o fim da quarentena. Mesmo que os governantes façam de tudo para convencer-nos de que de um dia para o outro tudo acabará, porque não tem como ser assim.

Portanto, sem planos, sem idealizar muito, sem nada que não seja o mais imediato.

Quem pode trabalhar, que trabalhe e quem pode se preservar, que se preserve.

Encarar as coisas como elas realmente são é muito difícil, mas o tempo de romantizar as coisas acabou.

Jefferson Farias

*Publicado originalmente em https://ocronistainutil.wordpress.com/2020/04/15/sobre-a-quarentena-1/