COPO METADE VAZIO OU METADE CHEIO?
Tudo nessa vida depende do ponto de vista.
Um copo com água pela metade está 50% cheio ou 50% vazio?
As duas respostas estão corretas e dependem de como "enxergamos" o copo.
Há alguns anos, fui contratado pra escrever um livro retratando a história de uma associação de juízes federais, com sede em Brasília.
Por conta daquele trabalho, entrevistei diversos magistrados, de várias regiões do país.
Achava, até então, que quando um juiz fosse julgar alguém, teria o "certo" e o "errado", cabendo a ele a tarefa de punir o culpado, o que estivesse "errado".
Pra minha grande surpresa, muitos juízes desabafaram que, em alguns casos, se deparavam com o "certo" e o "certo" em determinada situação.
Era um impasse fazer o julgamento, pois tinham que pesar e fazer valer certos preceitos além do que a lei impunha, como questões sociais por exemplo.
Tarefa dura pra eles, o que em muitos gerava depressão e certo inconformismo com o ofício que tinham abraçado.
Trazendo isso pra nossa dura realidade atual, podemos apenas lamentar e maldizer essa pandemia, e até supor que se trata de maquiavélica estratégia pra dominar o mundo, como alguns supõem, ou praga dos céus para nos punir, como outros defendem, entre outras possibilidades.
Ou podemos interpretar como fato sem culpados e que poderá nos fazer rever procedimentos, mudar rotinas, deixar de poluir tanto o planeta por certo período e fazer aflorar sentimentos que mantínhamos trancados a 7 chaves, como solidariedade, respeito e amor ao próximo e, sobretudo, que todos somos seres humanos - apesar de tantos acharem que são bem mais do que os outros.