FAVELAS DO PIAUÍ

Como Luis Gonzaga o Rei do Baião que falava das coisas do sertão dele eu também falo das minhas. Em especial, no Piaui existe uma árvore que tem muitas finalidades boas. Ela tem espinhos que é uma forma de defesa. E quando cabras comem as folhas verdes podem morrer de indigestão.Secas é um bom alimento de bodes. A semente dela é boa de Comer. A bisca parece o sabor de coco.

Ela é uma amadeira mole e leitosa.

O leite servia para colar a antiga carta. É de vida curta conheci em meus 18 anos de sertão, algumas que morem logo. Secas servem para fazer fogueira. As raízes no tempo de chuva porcos cavam e as comem. O espinho dela parece uma picada de cobra, mas não mata é só uma dorzinha chata.

Se porventura fui bem na descrição acho que meus amigos já sabem de qual árvore falo. Isso mesmo a favela. Que nas cidades são conhecidas como morada de gente muito pobre. Hoje é comunidade, mas para mim continua favela. Acho bonito esse nome das favelas de minha vida sertaneja.

Já pensei em trazer umas sementes e espalhar no sudeste, contudo, me parece que ela é típica do sertão e pode não se adaptar em clima frio.

É ISSO. ADÃO NHOZINHO

ADÃO NHOZINHO
Enviado por ADÃO NHOZINHO em 29/03/2020
Código do texto: T6900673
Classificação de conteúdo: seguro