O QUE VEM PELA FRENTE?...

A quarentena vai fazer bem mais do que nos proteger contra esse poderoso inimigo invisível. Vai testar ao máximo a nossa capacidade de lidar com outro inimigo, esse bem visível: a necessidade de ficarmos confinados no mesmo espaço por dias, talvez meses, talvez anos. Vamos ter que nos aturar, compartilhar do mesmo ar, nos vermos muitas e muitas e muitas vezes ao longo do dia. Numa época em que predomina o contato virtual, a obrigatoriedade desse convívio ao vivo poderá abalar estruturas emocionais, fazendo aflorar certos sentimentos como rejeição, irritação e outros incômodos que poderão ser tão avassaladores quando o covid 19. Como todos fomos pegos de surpresa, não tivemos tempo de ensaiar e nos prepararmos pra esse desafio. Vamos ter que entrar nessa guerra na raça, com as armas disponíveis, e serão inevitáveis os problemas. Já se fala que todos nós teremos a morte de alguém próximo por conta da epidemia, seja da família ou amigo. Já se fala na catástrofe econômica e quebradeira de empresas que se avista, já se lamenta que as classes menos favorecidas serão as grandes vítimas dessa situação adversa – como já é de praxe. Será a prova de fogo para os governantes e muitos já demonstram que estão nadando contra a corrente, tendo atitudes e comentários que denotam que pouco conseguem ver além do próprio umbigo. Mas, sobretudo, será a prova de fogo pra todos nós, que teremos de achar um jeito pra sobreviver diante dessa tragédia mundial, revendo principalmente a forma como obtemos o nosso ganha-pão. Regras foram alteradas bruscamente e estamos todos no mesmo barco, que afunda mais a cada segundo. Vamos ter que ser solidários, entendendo que certos cuidados pessoais vão afetar um cidadão do outro lado do mundo. Vamos ter que nos tornar seres humanos, como já fomos certo dia, e ver o mundo com olhos humanos e não só pensando em aumentar a própria conta bancária. Mas acredito que, apesar de toda catástrofe instaurada, o maior dilema de cada um será lidar com as regras da quarentena sem surtar, aceitando essa prisão imposta com o coração em paz. Não serão nada fáceis esses tempos que temos pela frente. O que sobreviverá disso, o custo global dessa loucura nas várias vertentes – sociais, econômicas, espirituais, pessoais etc. – não sabemos qual será. Que tenhamos a capacidade de lidar com tudo isso com serenidade (não sei até quando será possível), porque não existem outras alternativas. O show está apenas começando.

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 25/03/2020
Reeditado em 25/03/2020
Código do texto: T6896575
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.