A grande transformação na Humanidade
Era uma tarde fresca de dezembro. O céu estava sem nuvens e havia pessoas admirando alguns animais silvestres confinados em uma gaiola. Mais à frente, outras saboreavam um picadinho, que parecia ser de uma cobra frita, tão típico daquele lugar. O local estava uma verdadeira confusão, com pessoas indo e vindo, muitas comidas expostas e animais vivos sendo manuseados e, às vezes, até ingeridos. Naquele momento, eu estava muito bem aconchegado e podia ter uma visão de tudo que acontecia ao meu redor, apesar de me sentir sem vida e apático.
Mas, de repente, algo mudou, foi como se eu estivesse sido "espirrado". Fui lançando a poucos metros de distância e me deparei com algo jamais conhecido. Houve um encaixe perfeito, como uma chave e uma fechadura, uma recepção de cumplicidade inigualável e, desse momento, em diante, comecei a ter novas parcerias naquele local. Podia sentir vibrações indecifráveis , mas, também, movimentos precisos e sincronizados. A minha adaptação foi instantânea, de forma a sentir-me poderoso e sem limites. Mas eu precisava me disfarçar, camuflar mesmo, para que eu não perdesse aquele posto jamais conquistado.
O que estava ocorrendo era totalmente mágico, eu podia ver milhares de clones meus. Como aquilo tudo aquilo estava acontecendo? Eu, até há pouco tempo, não tinha uma hospedagem tão receptiva! Eu fazia parte de um local que não tinha nenhum privilégio para que eu me sentisse verdadeiramente vivo. Mas, naquele momento, eu me sentia multiplicado, poderoso e imbatível.
Sendo assim, sai pelo mundo, viajei para muitos países e conheci diversas culturas. Não conseguia saber a dimensão do quão dominante e devastador eu estava sendo e, apenas , me dava conta disso, quando eu, numa velocidade brutal, já me encontrava sem fronteiras. O alojamento o qual eu escolhia era sempre aquele que tinha condições de me proporcionar uma boa recepção. Fui recebido por engravatados, por maltrapilhos, por pessoas boas, por pessoas mas. Eu não fazia discriminações. Hospedei-me em "lugares" com muita riqueza, com muita abundância, com muita pobreza.
Sentia-me um desenfreado! Nada ou ninguem conseguia me conter. Ouvia muitos rumores, milhares de noticias, muitas consideradas falsas, e muitas especulações ao meu respeito e sobre a minha atuação. Mas eu não conseguia saber, verdadeiramente, o que se passava, pois, ao mesmo tempo que eu via pessoas, em hospitais, morrendo, e o mundo parecendo em colapso, eu via outras pessoas refletindo , orando, lendo, descansando em casa, brincando com seus filhos, ajudando nos afazeres, passeando na natureza e conseguindo estar em solitude. As fronteiras entre todos se estreitaram apesar do isolamento o qual precisavam estar. Pessoas de todas a etnias, de todas as classes , de todos os credos, de todas as raças e todos os generos estavam em um único movimento e queriam chegar a um consenso, a uma solução, a um equilíbrio.
Eu me perguntava: Por que eu provocava aquilo tudo? Demorei muito a ter essa resposta. Enquanto isso as consequências estavam sendo devastadoras.
O tempo passou e eu perdi meu poder. Tudo parecia voltar " ao normal", mesmo com muitas destruições. Foi, assim, que pude observar e chegar às minhas conclusões, quando eu, também, já me encontrava inerte e em contenção, sem vida, como no início de tudo.
Apesar do efeito caótico nas pessoas em geral, na economia, na saúde e em vários setores da sociedade, os valores mudaram. As pessoas respeitarem-se mais, valorizarem mais o tempo, aprenderam a estar mais sozinhas, a terem mais paciência, resiliência e precaução. Apesar de muitas perdas e destruição , outros valores, até então esquecidos, retomaram com mais consciência. A grande lição foi que, o efeito frenético do mundo passou a ser mais contido, refletido, comedido e vivido. A minha trajetória, até então descrita, foi algo providencial. Houve uma grande transformação na humanidade. As pessoas nunca mais foram as mesmas depois do COVID 19.