GABAROLA E CHATEAÇÃO

SEMPRE recordo um velho professor de minha terra. Era duro, exigente, ás vezes até irascível, mas tinha, por outro lado, muita verve e ternura. Mas algo ele detestava: pretensão, empáfia, arrogância. Evitava o quanto podia a companhia de metidos a saberôto e pretensioso.

Recordo que ele alem de antipatizar com os pretensiosos da cidade ainda os apelidava. Sim, quando se falava num desses chatos de galocha, o velho professor dizia: - É um gabarola. Era a palavra que usava para designar os pretensiosos, os arrogantes e os metidos a pais da matéria. Detalhe: testemunhei ele chamar alguns desses sujeitos de gabarolas na cara deles.

Volta e meia encontramos um chato de galochas, elogiando a si próprio, fazendo reclame da sua cultura, defendendo o indefensável e de maneira prolixa e chata, enfadonha, tipo sopa fria. São uns porres. O que acho mais ridículo é a mana deles de querer se apropriar de tudo religião, filosofia, literatura, economia, civismo e o escambau. Mas não são levados a sério. O gabarola não sabe rir. Podem prestar atenção,é incapaz de dzer algo engraçado. É o fim da picada. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/03/2020
Código do texto: T6888786
Classificação de conteúdo: seguro