Conciliação e mediação

“É incontável, inaceitável, implacável, inevitável

Ver o lado miserável se sujeitando com migalhas, favores

Se esquivando entre noites de medo e horrores”

Trecho da música “A vida é desafio”, do grupo Racionais MC.

--------------------------------------------------

Durante certo tempo trabalhei numa câmara privada de conciliação e mediação, em uma faculdade, cujo objetivo era auxiliar juridicamente pessoas carentes com o auxílio dos alunos e supervisão dos professores.

Comumente, pessoas simples procuravam soluções amigáveis para problemas igualmente simples. Outras vezes, pessoas complicadas colocavam a mim e a meus colegas em situações mais complicadas ainda.

Divorciei muitos casais que decidiram seguir seus próprios caminhos. Ajudei muitas mães (e alguns poucos pais) a fixarem pensões alimentícias para seus filhos. Mas nem sempre era fácil.

Viver à margem da sociedade por imposição do sistema capitalista aproxima as pessoas de problemas que muitos sequer podem imaginar.

Já vi uma mãe confessar ter tido desejo de matar o próprio filho para não vê-lo passar fome. E ela estava grávida de outra criança.

Já vi pais pedirem isenção de pensões alimentícias pois eles é quem passavam fome, depois de perderem o emprego e não encontrarem nem um “bico”.

Vi muito sofrimento, dor e lágrimas. E vi como o sistema nada pode fazer diante de tudo isso. Tudo o que podia fazer era lavrar uma ata e pedir a assinatura dos presentes.

O Fantasma Silva
Enviado por O Fantasma Silva em 19/02/2020
Código do texto: T6869831
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.