Conciliação e mediação
“É incontável, inaceitável, implacável, inevitável
Ver o lado miserável se sujeitando com migalhas, favores
Se esquivando entre noites de medo e horrores”
Trecho da música “A vida é desafio”, do grupo Racionais MC.
--------------------------------------------------
Durante certo tempo trabalhei numa câmara privada de conciliação e mediação, em uma faculdade, cujo objetivo era auxiliar juridicamente pessoas carentes com o auxílio dos alunos e supervisão dos professores.
Comumente, pessoas simples procuravam soluções amigáveis para problemas igualmente simples. Outras vezes, pessoas complicadas colocavam a mim e a meus colegas em situações mais complicadas ainda.
Divorciei muitos casais que decidiram seguir seus próprios caminhos. Ajudei muitas mães (e alguns poucos pais) a fixarem pensões alimentícias para seus filhos. Mas nem sempre era fácil.
Viver à margem da sociedade por imposição do sistema capitalista aproxima as pessoas de problemas que muitos sequer podem imaginar.
Já vi uma mãe confessar ter tido desejo de matar o próprio filho para não vê-lo passar fome. E ela estava grávida de outra criança.
Já vi pais pedirem isenção de pensões alimentícias pois eles é quem passavam fome, depois de perderem o emprego e não encontrarem nem um “bico”.
Vi muito sofrimento, dor e lágrimas. E vi como o sistema nada pode fazer diante de tudo isso. Tudo o que podia fazer era lavrar uma ata e pedir a assinatura dos presentes.