Capitular

"Embriagar-se... até certo ponto você tem o controle; é a diferença entre o suicídio e a lenta capitulação." Essa frase atribuída ao cantor da banda de rock "The Doors" James Jim Douglas Morrison, conhecido como Jim Morrison (08/12/1943 - 03/07/1971), norteou o início de minha adolescência. Morreu aos 27 anos de alcoolismo e possível overdose de heroína (não comprovado por laudo médico, eis que não foi feita autopsia). A droga lícita e a ilícita juntas. Nessa época imaginava que morreria aos 33 anos; a idade de Cristo. Passei pelos 33 e hoje, aos 61, percebo com clareza o quão nefasto é o alcoolismo, apesar de ser lícito beber, como é fumar. Perdi e convivo com familiares por usos lícitos e/ou ilícitos de drogas. Bebi, como se diz "socialmente", até meus 41 anos; tomei alguns porres, coloquei minha vida, da família e de outros em risco. Dirigia-se embriagado. Eram tempos sem Lei Seca, Balada Segura. Tive sorte, muita sorte! Tive amigos, verdadeiros irmãos, que não tiveram a mesma sorte. Dói-me ainda. Tenho pai alcoólatra e isso dói-me cotidianamente. Uma bela e trabalhadora pessoa que perdeu-se no vício. Perdeu a moral e auto estima. Ficou extremamente agressivo, afastando família e amigos. Nunca fumei ou usei drogas ilícitas, mas convivi e convivo com quem faz uso... ainda. Lembro de frase da canção Ideologia de Cazuza, que diz "meus heróis morreram de overdose"; desculpe Cazuza, gosto tanto da sua obra, mas não quero heróis assim, eis que tenho um pai assim. Jim... por algum motivo não evolui ao ponto de capitular, ainda bem, pois permitiu-me a vida, chegando até aqui, lembrar de ti, sem saudades...

fabio fernandes
Enviado por fabio fernandes em 18/02/2020
Código do texto: T6869133
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.