E Ainda Dizem Que A justiça É Cega...

Existia um certo reino nesse nosso vasto mundo onde a pessoa mais importante não era o rei, mas sim uma velha, respeitável e sábia senhora. Ela era uma deficiente visual e costumava usar uma venda para lhe tapar os olhos.

A sua sabedoria vinha do fato de quando quando surgiam querelas muito complexas em que as partes conflitantes envolvidas, por mais que tentassem, não conseguiam vislumbrar uma solução que fosse do agrado de ambas as partes, ela era sempre chamada para dar o seu parecer, que era final e indiscutível...

Diziam também que esse seu dom era devido ao fato de ela não poder enxergar, portanto não tinha como ser seduzida por qualquer das partes envolvidas, sendo portanto totalmente neutra em todas as questões, por mais 'cabeludas' que elas fossem...

Acontece que com o passar do tempo o progresso acabou chegando até aquelas paragens trazendo a ciência. E a ciência trouxe com ela inúmeras especialidades, entre elas a medicina, que por sua vez também tinha várias especialidades específicas; a Oftalmologia era uma delas...

Ela foi submetida a uma criteriosa avaliação oftalmológica e os exames realizados constataram que uma catarata congênita tinha causado da sua cegueira, mas com os recursos modernos do ciência, existia uma grande possibilidade dela ser revertida...

A princípio ela até titubeou um pouco, porque tinha a plena consciência de que toda aquela sua fama vinha justamente do fato de ela ser cega, porisso todos achavam que não haveria a mínima possibilidade dela pender, nem para um lado nem para o outro...

Ela até que relutou bastante, mas sábiamente acabou aceitando submeter-se ao tratamento...

Mas o que poderia acontecer com ela futuramente, caso esse seu quadro fosse revertido e ela voltasse a enxergar; será que ela manteria aquela mesma credibilidade?

Algum tempo se passou; a cirurgia foi um sucesso total...

Hoje aquela imagem dela, solitária e sentada naquela sua 'velha e surrada' cadeira de mármore com aquela venda a lhe cobrir os olhos, já faz parte de um passado distante e ela geralmente é vista ao lado dos mais ricos e endinheirados cidadãos do reino, com os seus olhos bem abertos para poder apreciar 'tudo de bom que a vida oferece'...

É verdade que ela ainda é bastante requisitada para resolver algumas 'pendengas', mas por estar sempre cercada dos ricos bajuladores que e, troca de decisões que lhes sejam favoráveis, costumam lhe presentear com o que chamamos de 'propina'; propinas, acabou tornando-se facciosa...

Sim, esse 'vil metal' que como diz aquele velho ditado: "É a mola que move o mundo" e que certamente deve ser a mola que move também essa velha senhora a quem, por aqui costumamos chamar de; "Justiça"... E ainda dizem que ela é cega...