Mais uma demonstração básica e didática de diferença entre inteligência e sabedoria
A cúpula nazista era composta, em sua maioria, por homens [héteros] de grande inteligência. Não apenas no nazismo, pois em qualquer regime ditatorial e, potencialmente cruel, indivíduos de grande inteligência são sempre requisitados para sustenta-los, enquanto mentores ou cérebros e também como apoiadores-chave, vide homens de negócios.
Isso também acontece com grupos pós-verdade, a priori, menos poderosos, por exemplo, os anti-vacinas, que não se perpetuariam sem a presença de indivíduos mais inteligentes capazes de manipular fatos com destreza a ponto de dar um verniz de verdade às suas crenças.
Em contraste, os mais racionais são inexistentes nesses grupos, isto é, em qualquer grupo em que a sabedoria/filosofia [de fato] não esteja presente e determinante.
Taí pra você ver...
Ser mais inteligente ou ter um maior potencial cognitivo, de memorização, aprendizado e/ou criatividade, não o previne de embarcar em teorias fajutas nem de ser conivente ou atuante em sociedades dominadas pela crueldade parasitária e/ou predatória.
Pena que pessoas "sábias" pareçam ser tão raras...
Portanto, para a sabedoria, mais do que a performance cognitiva, é sempre o julgamento [ moral] o que mais importa.
Um dos exemplos mais elucidativos sobre esse contraste entre as duas, nós podemos observar naquele que foi considerado o pior conflito da história humana, a Segunda Guerra Mundial, em que ocorreu a apoteose da inteligência, a partir de uma explosão criativa, de estratégias militares no front, como a Blitzkrieg; de técnicas de extermínio em massa, como os campos de concentração; da invenção e uso de novas armas, como a bomba atômica; e das artes, como o projeto arquitetônico megalomaníaco dos nazistas e a sofisticação da propaganda política. Tal como água e óleo, onde a ideologia se assenta, seu natural fervor pelo desequilíbrio de consciência e percepção não apenas inibe mas também torna impossível o enraizamento [verdadeiramente] filosófico, principiando pelos conhecimentos mais importantes, os ''existenciais''. Pode-se constatar que a inteligência humana tem sido grande aliada na multiplicação e reforço das ideologias [distorções alienantes] sobre a sabedoria.