FALANDO DE E PARA QUEM ESCREVE

FALANDO DE E PARA QUEM ESCREVE

Marcial Salaverry

Falando de e para quem escreve, venho aqui para prestar uma homenagem a todos os escritores, poetas, jornalistas, e quem mais trabalhar com as letras (que não as promissórias...), e por tabela, uma auto homenagem, mesmo que não seja uma alta homenagem, porque também gosto de maltratar o teclado, e escrevo algumas coisinhas.

E falando em teclado, uma das melhores coisas que vem acontecendo recentemente, com o advento da Internet é a incrível explosão de escritores(as) descobrindo seu talento. São tantas e tantos que surgem, com os mais diversos estilos, que fica impossível conhecer a todos, e o que vemos é uma infinidade de lindos textos espalhados em muitos e muitos sites, sem contar nos emails repassados, e existe para todos os gostos. E sempre haverá quem goste de um texto que desgoste a outros. "Sobre gosto não há nada escrito..."

São pessoas que de repente descobriram que podem "mexer" com as emoções, com as fantasias, e vemos os lindos escritos que publicam, sejam poesias, crônicas ou contos, e que com seu talento, em alguns casos, conseguem deixar a ficção próxima da realidade, e vice-versa.

Um dos grandes benefícios dessa "explosão talental", é que começa a despertar o gosto pela leitura em muitas pessoas que antes se limitavam a folhear jornais. E agora têm a oportunidade de, não só conhecer novos e brilhantes talentos, como também travam conhecimento com grandes nomes, que só mereciam uma tênue lembrança vinda dos bancos escolares, quando éramos obrigados a ler Bilac, Pessoa, Camões, e tantos outros, cujos textos são frequentemente transcritos, para deleite dos apreciadores da boa leitura.

A leitura desses textos nos leva a devaneios, nos faz sentir emoções que estavam guardadas, faz nossa imaginação trabalhar, e penso que a esses artistas, se aplica um pensamento de Albert Einstein, que me foi enviado por uma amiga que, aliás, pertence a essa plêiade de artistas talentosos que temos atualmente, vejam se não estou certo:

"A mais bela e profunda emoção que se pode experimentar é a sensação do místico...Aquele a quem seja estranha tal sensação, aquele que não possa devanear e ser empolgado por esse encantamento não passa, em verdade, de um morto"

Esses artistas, poetas e escritores, na verdade, são místicos, pois lidam com o emocional das pessoas e, como frisou nosso amiguinho Einstein, uma pessoa que não consiga se empolgar com nenhuma obra literária, certamente deve estar morto, se não fisicamente, pelo menos espiritualmente. Admito que alguém não goste de poesias ou poemas, os ache piegas e irreais. Admito que, pelo contrário, alguém não aprecie contos, reais ou ficcionais, por achá-los inconsistentes. É uma questão de opinião, de gosto pessoal, mas conseguir não gostar de ler nada, além do obituário dos jornais, fica um pouco difícil de aceitar. No fundo, todos tem um gosto literário, o que lhes falta é oportunidade de descobrir, além da preguiça mental para ler, pois reconheço que para pegar um livro e dispor-se a lê-lo, há que se ter uma predisposição para a leitura e esse é um hábito não muito difundido em nosso País, infelizmente, eis que falta estímulo para que nossos jovens comecem a ler. Em sua grande maioria, tem preguiça mental, acham que pegar um livro é perda de tempo. E é exatamente aí que entra a Internet, e o mais célebre amigo de todos, que se chama "site de buscas", que também responde pelo codinome de "Mestre Google"...

Existem sites voltados para a literatura, e existem para todos os gostos. Em alguns, encontramos lindos textos de autores famosos, obras já conhecidas por muitos, que nunca se incomodam de os reler. Realmente, são autores cuja leitura e releitura vale a pena.

Existem sites que se preocupam mais em "pescar" e lançar novos talentos. E por vezes, ficamos realmente surpreendidos com a qualidade e quantidade de autores novos, que só estavam esperando uma oportunidade para aparecer.

Enfim, é só navegar e se deleitar. Tem para todos os gostos. Vamos à leitura. Vamos prestigiar os escritores que queimam suas pestanas sempre procurando colocar algo para nosso entretenimento, e vamos aplaudir os artistas das formatações que tanto embelezam os textos que escrevemos...

Fica aqui minha homenagem e minha gratidão a essa constelação de astros e estrelas, que são responsáveis por inesquecíveis momentos de deleite a todos aqueles que tem o bom gosto de apreciar as coisas belas da vida.

Encerrando essa homenagem fica o desejo de que todos possam fazer de cada dia sempre UM LINDO DIA, sempre tornando cada vez mais ativo o saudável vício da leitura...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 11/12/2019
Código do texto: T6816249
Classificação de conteúdo: seguro