Envelhecer

Atualmente, algumas pessoas não gostam de dizer a idade. Poderá ser por preconceito, poderá ser por falta de educação ou poderá ser por medo de dizer a idade realmente. Muitas das vezes, pensam elas que já estão velhas, ou seja, segundo a gíria, já se passaram do prazo de validade.

Entendo a razão delas. No escritório, quando se faz algum documento, é necessário perguntar a data de nascimento. Alguns dizem a data normalmente, mas outros ainda restringem e falam o ano mais ou menos assim: Meia quatro; cinco oito, quatro dois e assim por adiante.

O ato de envelhecer é nato. Todos os seres vivos, segundo os ensinamentos biológicos, têm o dom de nascer, crescer, reproduzir e morrer. É uma lei natural e mais naturalmente é fato do ser existir.

A vida é um ato e dom que Deus deu a todos. Nascer é uma festa. Crescer é um banquete para a vida. Vai-se aprendendo tudo: Coisas certas, coisas erradas. Bons caminhos são guardados, mas os maus são mais do que os bons caminhos. O ser vai crescendo e aprendendo a se defender como pode.

O ser, já maduro, sempre espera a oportunidade de constituição de uma família. Todos são chamados à construção de um grupo familiar. Os pássaros se juntam às fêmeas e constroem os ninhos para a formação de uma família. Os peixes sobem rios acima para a reprodução. Os mosquitos esperam a estação das águas para procriarem. Enfim, a família, no geral, é o nascimento nato de dois seres: Um feminino e o outro masculino. Existem espécies que já possuem os dois sexos, tais como as minhocas e outros seres que são estados na ciência biológica.

Já finalizando o ciclo, o próximo ato é o de morrer. Ninguém quer ou gosta de morrer. A morte ainda não foi totalmente entendida pelos seres. A vida é o ato mais sublime e belo de tudo. Acordar, olhar para o céu e ver a luz solar. Andar em vários caminhos, trabalhar, comer, divertir, existir é o melhor de tudo.

Com o tempo, o ciclo da vida vai acabando. Os olhos já não enxergam mais como enxergavam antes. As pernas não têm mais firmeza como antes. A circulação sanguínea não é a mesma. Em suma, o dia vai se esgotando, enquanto a noite vai-se tornando mais longa. Está próximo do fim. São remédios, médicos, hospitais e outros mais. Portanto, a vida chega ao fim como se fosse um simples apagar de luz.

Desta forma, esconder a idade não é necessário. Basta viver bem. Realizar os sonhos e caso eles não se realizem, sonhe mais, porque sonhar é uma maneira prazerosa de viver.

O ciclo da vida poderá ser longo, breve ou mínimo. Basta ser sincero e honesto consigo mesmo.

JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO
Enviado por JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO em 17/11/2019
Código do texto: T6797102
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.